quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nome popular

O nome popular (também denominado nome vulgar ou nome vernáculo) é importante para a comunidade, pois, além da facilidade de memorização (é mais fácil lembrar ou pronunciar barbatimão do que Stryphnodendron adstringens; ou gervão, no lugar de Stachytarpheta cayenensis), em alguns casos possui relação com alguma de suas características.
Quanto a essas relações, podem corresponder com a época em que ocorre (erva-de-são-joão) ou com o uso (erva-de-santa-luzia, erva-lombrigueira); ou até mesmo usando o mesmo nome do remédio alopático, que teria algum uso em comum (terramicina, novalgina, cibalena).
No entanto, alguns problemas podem ocorrer, como, por exemplo:
  •  uma espécie com vários nomes populares, como o capim-limão (Cymbopogon citratus), que é denominado de erva-cidreira, capim-santo, chá-de-estrada, capim-cidreira, cidreira-de-folha, entre vários outros; e
  •  um nome popular ser usado para várias espécies, como arnica, a qual, no Brasil, pode ser referência para mais de 20 espécies.

2 comentários:

  1. Perfeito. Realmente mais complicado utilizar o nome científico, Mas é melhor do que "viciar" no noem popular e incorrer em graves erros na identificação da planta e o que pode ser ainda pior, errar ao usar uma planta inadequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome científico é essencial para garantia do uso correto. Perfeita sua observação.

      Excluir