segunda-feira, 27 de maio de 2013

Luis Nassif entrevista a agrônoma e precursora da agricultura orgânica e da agroecologia no Brasil

Hoje, às 20, na TV Brasil, irá ao ar edição especial de entrevista gravada com a doutora Ana Primavesi. A agrônoma nasceu em 3 de outubro de 1920, em uma família de agricultores na Estíria, estado da Áustria e formou-se agrônoma em 1942, antes da Revolução Verde, iniciada nos Estados Unidos, na década de 1960. A prática agrícola norte-americana implantou a mecanização e uso de defensivos químicos nas plantações de modo intensivo.

Na Universidade de Viena Ana conheceu seu marido e colega de profissão Artur Primavesi. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, os dois decidiram se mudar para o Brasil, a convite de amigos austríacos que já viviam no sul do país. Aqui, estabeleceram raízes, tiveram três filhos e lecionaram na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde também organizaram o primeiro curso de pós-graduação voltado para a agricultura orgânica.

A doutora enxerga a agronomia e a recuperação ambiental como ferramentas no processo de redução da pobreza. O foco de suas pesquisas sempre foi a realização de uma agricultura que priorize a atividade biológica do solo, evitando ao máximo o revolvimento das terras e a utilização de insumos químicos. Segundo ela, os adubos químicos geralmente usados são compostos por três elementos, sendo que a planta necessita de, pelo menos, 45 elementos para se desenvolver.

Ana é autora de 12 livros, sendo os principais "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais", considerada obra referência nas ciências agrárias, "Agricultura Sustentável" e "Manejo Ecológico de Pragas e Doenças".

Essa edição do Brasilianas.org foi gravada em Abril. 
José Gomercindo / SECS

Onde sintonizar a TV Brasil:

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA digital - Canal 181

Ou assista pela internet: www.tvbrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário