quarta-feira, 29 de maio de 2013

O uso do capim-limão em animais

Texto da Médica Veterinária
Carolina Granconato de Abreu

O capim-limão (Cymbopogon citratus (DC) Stapf.) é uma planta perene da família Poaceae. Originária da Ásia, forma touceiras de até 1,50 m. Suas folhas compridas exalam um forte odor de limão devido ao seu óleo aromático, composto principalmente pelo citral. 

É conhecido no Brasil também como erva-cidreira, chá-de-estrada e capim-santo, dentre vários outros. É empregado popularmente, por exemplo, para combater distúrbios gastrintestinais e nervosos, sendo uma das espécies mais citadas pela população. Em uma pesquisa realizada na Paraíba com munícipes da cidade de Juru, o capim-santo foi a terceira planta mais citada de uso rotineiro e para afecções como febre, constipação e inflamações no trato gastrointestinal.

Seu óleo essencial já foi estudado e descobriram ações contra alguns tipos de fungos e antibacteriana contra algumas bactérias gram positivas e gram negativas. É também citado como anti-hipertensivo, antiespasmódico, miorrelaxante, antiasmático, antisséptico, antiparasitário, antitérmico, anti-reumático e repelente, mas são necessárias pesquisas para comprovar as ações, determinar possíveis efeitos tóxicos e doses seguras de uso. 

Em relação aos efeitos anti-hipertensivo e diurético, já foram realizados estudos que os comprovaram em ratos medindo a pressão arterial média dos mesmos após administração do extrato hidroalcoólico de capim-limão.

Quanto aos efeitos no sistema nervoso, Silva (2009), realizou testes em ratos submetidos a estresse, sedação, depressão e convulsões induzidas e observou que o óleo essencial do capim-limão tem um leve efeito anticonvulsivante, depressor em altas doses e antidepressivo em doses baixas.

Sua ação antiparasitária também já foi estudada no Brasil. O extrato aquoso foi aplicado sobre culturas de larvas de Haemonchus contortus, um dos principais helmintos de pequenos ruminantes causador de grandes problemas, e reduziu em 97,7% o número de larvas. No entanto, são fundamentais estudos in vivo, pois o trato gastrointestinal dos ruminantes pode alterar muito tais resultados, impedindo a sua eficácia. 

Como os ectoparasitas, principalmente carrapatos, são um dos principais motivos de prejuízos nas criações de bovinos, o uso frequente e indiscriminado de fármacos sintéticos levou ao aparecimento da resistência frente a eles. Portanto, medidas alternativas e de manejo ambiental têm sido procuradas a fim de diminuir gastos, obter efetividade e uma produção sustentável com menores danos ambientais. 

O capim-limão teve seu extrato hidroalcoólico testado sobre larvas de carrapatos, mas não teve eficácia em destruí-los. O autor (SILVA, 2009) explica que devido à sua composição ser principalmente do citral, que não é eficiente sobre estes parasitas, enquanto a citronela (Cymbopogon winterianus), do mesmo gênero, possui principalmente citronelol que chegou a eliminar 100% das larvas dos carrapatos testadas.

Desta forma, podemos ver a importância das pesquisas para comprovar a verdadeira utilidade de uma planta, e também conhecer os princípios ativos que determinam sua ação e fatores que interferem na composição, bem como no reconhecimento da espécie pelo nome científico, e não popular, para testar a planta correta a que se referem os usos. Assim evitamos usos incorretos, sem alcance do objetivo ou empregos errôneos da planta sozinha ou associada acarretando em pioras do quadro patológico do paciente.

Referências

ALVES, W. V.; LORENZETTI, E. R.; GONÇALVES, F. C. Utilização de acaricidas a base de plantas no controle do Rhipicephalus (Boophilus) microplus: uma contribuição para produção e desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v.2, n.2., p.14-25, Dezembro, 2012

LIMA, R. P. et al. Emprego de plantas medicinais em animais de companhia e de produção na zona rural do município de Juru- PB. Revista BIOFAR, vol 8, n.1, 2012.

NERY, P.S.; DUARTE, E.R.; MARTINS, E.R. Eficácia de plantas para o controle de nematóides gastrintestinais em pequenos ruminantes: revisão de estudos publicados. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.11, n.3, p.330-338, 2009.

SILVA, M. R. Estudo comparativo dos efeitos dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus e Cymbopogon winterianus (Poaceae) no sistema nervoso central de camundongos. Trabalho apresentado ao curso de pós graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

SINGI, G. et al. Efeitos agudos dos extratos hidroalcoólicos do alho (Allium sativum L.) e capim-limão (Cymbopogon citratus – (DC) Stapf) sobre a pressão arterial média de ratos anestesiados. Revista Brasileira de Farmacognosia, 15 (2): 94-97, Abr./Jun. 2005.
YosriNov04Pokok Serai.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário