terça-feira, 8 de julho de 2014

Ipê-roxo: aberta a temporada

Para nossa grande felicidade, em quase todo o País, já está aberta a temporada de floração do Ipê-roxo (árvore também chamada de piúva, pau-d'arco, piúna, ipê-roxo, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas, piúna-roxa).

Espécie nativa do Brasil, é encontrada tanto na floresta pluvial atlântica como na semidecidual. Por vezes ocorre também no cerrado, em matas ciliares e em áreas próximas de rios.

Possui ocorrência natural dos Estados brasileiros do Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

É encontrada também na Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, na América do Sul; em El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, ma América Central, e no México (América do Norte).

A árvore é muito usada em arborização urbana no sudeste e centro-oeste do Brasil.

O ipê-roxo é muito usado em medicina popular no combate de câncer e inflamações; o extrato da entre casca é depurativo e bactericida. Conhecida por lapachol, a substância tem o poder de inibir o crescimento de tumores malignos e, ao mesmo tempo, reduzir a dor.

Texto da:

Nenhum comentário:

Postar um comentário