sexta-feira, 11 de julho de 2014

Horto medicinal de Tunápolis, Santa Catarina, já é realidade

Foi iniciado na última terça-feira, 01 de Julho, o plantio de mudas de plantas bioativas. A ação foi organizada pela Pastoral da Saúde, juntamente com a Paróquia Santíssima Trindade, Epagri e Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo a extensionista rural da Epagri, Flavia Maria de Oliveira, os trabalhos de implantação do horto no município iniciaram ainda no ano passado, com os Agentes de Pastoral visitando outros espaços na região, para reconhecimento, e disponibilização do espaço pela Paróquia. Um planejamento foi realizado e as ações foram acontecendo ao longo de um ano.

“O horto de Plantas Medicinais é um espaço de aprendizado e troca de saberes entre as gerações. Ele trará inúmeros benefícios à população, como a facilidade de encontrar e identificar as plantas, estudar e trocar informações sobre sua utilização, proporcionando qualidade de vida, prevenção a doenças e promovendo a saúde de forma popular e natural”, comenta Flavia.

Para a agente de pastoral, Clarice Thomas, o uso das plantas medicinais na cura faz parte do desenvolvimento e da relação do ser humano com o ambiente. São conhecimentos milenares aprendidos com as experiências e transmitidas de geração em geração. Para ela, é necessário resgatar esses conhecimentos e saberes populares, recuperando as plantas medicinais nativas da região.

A também agente de pastoral, Maria Kipper, observa que neste trabalho é importante envolver a comunidade, para mais pessoas poderem aprender e ensinar compartilhando conhecimento e preservando o ambiente e faz um convite para os interessados em conhecer o espaço, que fica ao lado na casa paroquial.

Mais informações: Epagri de Tunápolis – (49) 3632-1002

Secretaria Executiva Estadual do SC Rural – (48) 3239 4170 
Endereço eletrônico: imprensa@microbacias.sc.gov.br

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário