terça-feira, 8 de julho de 2014

Seis tipos de chá que fazem muito bem para sua saúde...

1 - Chá preto

Representa cerca de 75% do consumo de chá em todo o mundo. É feito a partir de folhas da planta Camellia sinensis, que normalmente são laminados e fermentado, em seguida, secas e triturados. O chá preto tem um sabor ligeiramente amargo e contém o maior número de cafeína - cerca de 40 miligramas por copo. Por ter uma alta concentração de compostos antioxidantes conhecidos como theaflavins e tearubiginas, têm sido associado a menores níveis de colesterol. Uma pesquisa publicada em 2013 na revista “Annals of Epidemiology” apontou que quem bebe três ou mais xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de derrame em 21%.

2 - Chá de camomila

Grande conhecida da maioria da população por sua função calmante e digestiva, a bebida também é recomendada contra inflamações e para o bem da pele. As possíveis propriedades medicinais, inclusive, são conhecidas desde o período Paleolítico, quando neandertais já faziam uso da planta, como revelou a Universidade de York, do Reino Unido.

3 - Chá verde

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Por isso, o sabor é mais delicado. Contém cerca de 25 miligramas de cafeína por xícara. A bebida é rica em compostos antioxidantes chamados catequinas; um subgrupo conhecido como EGCG pode afastar de tudo, desde câncer a doenças cardíacas, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Americano para Pesquisa do Câncer. O trabalho descobriu que cada xícara diária de chá verde consumido pode diminuir o risco de doença cardiovascular em 10%.

4 - Chá de Oolong

As folhas de Oolong dão origem a um produto semelhante ao chá preto, mas é fermentado por um tempo mais curto, o que lhe confere um sabor mais rico. Ele contém cerca de 30 miligramas de cafeína por xícara. A bebida pode ajudar na perda de peso, pois ativa uma enzima responsável pela dissolução de triglicérides. Estudos recentes chegaram a confirmar que as mulheres que beberam chá oolong queimavam um pouco mais de calorias durante um período de duas horas do que aqueles que beberam apenas água.

5 - Chá branco

As folhas são colhidas quando são muito jovens, então, o chá branco tem um sabor muito mais suave do que qualquer outro. O nível de cafeína também é bem menor: cerca de 15 miligramas por copo. A bebida também pode conter mais antioxidantes do que o chá em saquinhos, porque as folhas são menos processados. O chá branco oferece grandes benefícios cardiovasculares e de combate ao câncer. Além disso, um estudo publicado na revista Phytomedicine apontou que a bebida pode apresentar boa ação no combate à diabetes. Ela reflete uma tolerância à glicose e uma redução no colesterol LDL.

6 - Chá Vermelho Pu-erh

A bebida chinesa é tradicionalmente compactada e envelhecida por pelo menos alguns anos antes de ser consumida, sofrendo uma pós-fermentação que lhe dá um sabor mineral característico. Os principais benefícios que apresentam estão relacionados a propriedades digestivas. Isso é possível por meio de um duplo mecanismo: estimula as secreções gástricas, ao mesmo tempo em que favorece o funcionamento hepático. O chá também incide positivamente sobre o controlo de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Fonte: O Globo
fitoLink:

Nenhum comentário:

Postar um comentário