quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Benefícios da proteção da biodiversidade superam custos financeiros, diz relatório

De acordo com um relatório apoiado pela ONU, a implementação de medidas que promovam o uso sustentável da biodiversidade é um investimento que vale a pena e trará vários benefícios econômicos e ambientais para os países. A publicação foi divulgada durante a 12ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica (COP-12), em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

O relatório destaca que em todos os países há uma grande lacuna entre os investimentos necessários para atender as 20 metas de biodiversidade de Aichi e os recursos atualmente alocados para estes esforços. Além disso, ele ajuda as partes interessadas a compreender como é possível desenvolver planos de investimento financeiro em iniciativas que usam a biodiversidade de forma sustentável.

Segundo o presidente do painel de Alto Nível de Avaliação Global de Recursos para a Implementação do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 e autor do relatório, Carlos Manuel Rodriguez, apesar de terem mostrado o seu compromisso com as metas de biodiversidade de Aichi, os governos não possuem bons planos de investimento financeiro para essas questões. Para solucionar esta ambiguidade, Rodriguez pede aos países que apliquem uma “coerência política urgente”.

Como sugestão, disse que os países não devem simplesmente pensar em aumentar os gastos, mas em buscar formas inovadoras para que os investimentos em desenvolvimento também levem em conta a biodiversidade.

Outras recomendações do documento incluem diversificar as fontes de financiamento para a biodiversidade; investir na proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres com a visão de que isto possa resolver também outras questões de desenvolvimento mais amplas como as alterações climáticas, o diálogo fortalecido entre os governos e o desenvolvimento de iniciativas da biodiversidade pelo setor privado e sociedade civil.

Fonte: ONU Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 09/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário