domingo, 2 de agosto de 2015

Revista do Idec, julho, 2015

Economizar é preciso
Conta de luz mais cara, inflação, alta do dólar, aumento da gasolina. O cenário econômico pouco favorável do País é notícia frequente na mídia e seu impacto é sentido no bolso de cada consumidor. Em épocas de vacas magras, a palavra de ordem é economizar. A seguir, reunimos boas dicas para gastar menos em várias áreas. Confira!

Alimentação/Supermercado

• Prepare o cardápio da semana antes de ir ao supermercado.Assim, você compra apenas os produtos que irá consumir e na quantidade certa.

• Compre frutas, legumes e verduras da estação, que são mais baratos e de mais qualidade, em geral.

• Os vegetais costumam ser mais em conta na feira do que no supermercado, principalmente os orgânicos. Consulte a feira orgânica mais próxima em: http://feiras organicas.idec.org.br/

• Fique de olho nas ofertas divulgadas no site dos supermercados e em folhetos. Leve esses encartes com você quando for às compras, pois os estabelecimentos costumam cobrir os preços dos concorrentes.

• Reúna amigos ou familiares para comprar no atacado. Em geral, o valor unitário dos produtos vendidos em fardos ou na caixa fechada é menor.

• Estoque produtos não perecíveis e de limpeza em promoção. Mas observe o prazo de validade.

• Sobrou comida? Congele!

• Leve marmita para o trabalho.

Compras

• Compare o preço do produto desejado em várias lojas físicas e virtuais.

• Prefira medicamentos genéricos. O seu preço de tabela é 30% menor do que o dos remédios de referência.

• Não deixe para comprar presentes ou roupas para um evento na última hora, pois, sem tempo para procurar, você pode acabar comprando a primeira peça de que gostar, independentemente do preço.

• Pechinche e sempre pergunte se há desconto no pagamento à vista.

• Deixe o cartão de crédito em casa quando não puder gastar.

• Organize um bazar com amigos para trocar roupas, calçados, livros e outros itens que estão encostados no armário.

• Ou venda o que não usa mais pela internet. Há vários sites especializados em promover a venda de produtos entre pessoas físicas.

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