domingo, 2 de agosto de 2015

Revista XXI Ciência para a vida

A reportagem de capa desta edição aborda a intensificação sustentável, uma alternativa viável para que o homem possa continuar a produzir alimentos e a alcançar índices recordes de produtividade, conservando o meio ambiente e reduzindo efeitos indesejados de sua ação no planeta. Trata-se de produzir mais, com maior eficiência e diversificação, no mesmo espaço, e manejando recursos, solo e água de maneira sustentável. E o manejo racional do recurso água, possível graças a boas práticas e a tecnologias, é tema também da entrevista com o engenheiro agrônomo Luís Henrique Bassoi.

A pesquisa agropecuária se confirma ainda como aliada da indústria farmacêutica, pois pesquisadores sabem que plantas, animais e microrganismos podem ser utilizados como fábricas biológicas para a produção de moléculas de alto valor agregado, que atuam de forma positiva em tratamentos contra câncer, Aids e hemofilia, entre outras doenças. Saiba mais sobre o assunto lendo a matéria da página 46.

Capim-elefante e dendê surpreendem e revelam novas possibilidades de aproveitamento, como mostram outras duas matérias desta edição. E vale a pena conferir o artigo de Adriana Brondani, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que comenta o fato de que novas tecnologias ainda são recebidas com desconfiança por parte da população. Boa leitura!

Esta edição conta com uma versão em inglês. Confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário