Segundo relatório realizado em parceria com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), água do esgoto pode irrigar a terra e servir como fertilizante; seu reaproveitamento pode fornecer energia elétrica por meio do biogás.
Falta de saneamento básico é um dos fatores para a propagação de doenças, como o cólera, no Haiti. Foto: PNUMA
O Instituto Ambiental de Estocolmo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicaram relatório destacando os benefícios da reutilização de recursos do esgoto, como geração de energia, fertilização de terras e irrigação.
Segundo a publicação, 330 km³ de esgoto produzidos mundialmente todo ano são suficientes para irrigar 40 milhões de hectares – ou 15% de toda terra irrigada no planeta. O reaproveitamento do esgoto também pode dar energia a 130 milhões de casas por meio do biogás.
O relatório enfatiza a importância de uma gestão de reaproveitamento do esgoto para o alcance mais rápido do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número seis, que pede a garantia de água e saneamento para todos até 2030.
O Banco Mundial calculou que o saneamento adequado na Índia, por exemplo, poderia economizar cerca de 54 bilhões de dólares anualmente por meio do corte de cuidados com a saúde e com o fornecimento de água. Saiba mais sobre o estudo clicando aqui.
Informações da ONU Brasil, in EcoDebate, 29/10/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário