terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bancos de alimentos aproveitam o que será desperdiçado com quem precisa, explica coordenadora

Fonte: Ascom/Consea - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016 


Os bancos de alimentos, considerados fundamentais para combater a insegurança nutricional do país, são estruturas que consistem em retirar alimentos de onde há sobras e leva-los para quem não tem o que comer. A definição, simples e concisa, foi dada nesta terça-feira (29/11) por Kathleen Machado, coordenadora de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). 

A coordenadora falou sobre os avanços para a formação de uma rede para integrar bancos de alimentos, públicos ou não, que já estão em funcionamento ou sendo criados no Brasil. Segundo Kathleen, é importante conhecer e trocar experiências sobre as diferentes formas de trabalho de cada instituição, compartilhar os processos e, com isso, melhorar as políticas públicas. 

A palestra ocorreu durante a realização de várias reuniões das Comissões Permanentes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), nesta terça-feira em Brasília. 

Trabalho das Comissões

Durante toda a tarde, as comissões se debruçaram sobre vários temas e propostas. A Comissão Permanente 5, por exemplo, que tem como tema Populações Negras e Povos e Comunidades Tradicionais, fez uma avaliação de sua atuação na gestão 2014-2016, que se encerra neste mês. 

Os integrantes da comissão também avaliaram os desafios para o próximo biênio e a necessidade de valorização do Sistema Alimentar dos Povos Tradicionais do Brasil. 

Outra comissão que atrai a atenção dos conselheiros foi a Comissão Permanente 3, que discutiu os processos do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades sociais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário