terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Série na TV destaca a importância da biodiversidade na alimentação

Fonte: CONSEA - Terça-feira, 20 de Dezembro de 2016 


O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu neste domingo (11/12) o primeiro capitulo da série Fonte da Juventude, que aborda o quadro da má alimentação no país. Com narração de Regina Casé, os quatro capítulos da série apresentarão os benefícios de uma dieta rica em frutas, verduras e legumes e a importância da biodiversidade na alimentação como alternativa para combater a desnutrição e a obesidade, incluindo os ingredientes naturais que a flora brasileira oferece, como as plantas alimentícias não convencionais. 

O episódio de ontem apresentou o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação que explica, em linguagem acessível, por que a troca de alimentos ultraprocessados pela chamada “comida de verdade” (produtos in natura ou minimamente processados) é boa para a saúde, para o bolso e para a sustentabilidade do planeta. 

Comida de verdade no campo e na cidade 

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou, em novembro, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.   

Na Conferência, representantes do poder público e da sociedade civil debateram os avanços e obstáculos para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, na perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável. 

Ao final da Conferência, os participantes aprovaram a elaboração de um Manifesto à Sociedade Brasileira, a fim de mostrar o que é comida de verdade, bem como conclamar sociedade e governos a se mobilizarem em torno desta causa. 

O documento diz que “comida de verdade começa com o aleitamento materno, é produzida pela agricultura familiar, com base agroecológica e com o uso de sementes crioulas e nativas, livre de agrotóxicos, de transgênicos, de fertilizantes e de todos os tipos de contaminantes”. 

Para assistir à reportagem, clique aqui

Para ver o Guia Alimentar para a População Brasileira, clique aqui.

Para saber mais sobre plantas alimentícias não convencionais, clique aqui.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário