quarta-feira, 1 de março de 2017

Pancs em São Paulo, SP - Pepinículos

Texto:
Leila de Araújo Borges Proença - acadêmica de agronomia - Faculdade Cantareia
Marcos Roberto Furlan - engenheiro agrônomo - Prof. UNITAU e Faculdade Cantareira

A família Cucurbitaceae fornece inúmeras espécies alimentícias, como, por exemplo, abóboras, melancias, pepinos e morangas. Mas há algumas de consumo não convencional, e que aos poucos começam a conquistar as mesas dos brasileiros. Dentre essas, denominadas de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), da família Cucurbitaceae, o pepininho se destaca por ser uma das menores da família. 

Sua denominação científica é Melothria pendula L.. A espécie também é conhecida popularmente como pepinículo, abóora-do-mato, melão-beija-flor, pepino-silvestre, pepino-bravo ou taiuiá-miúdo. É uma trepadeira nativa, não endêmica do Brasil, e de ocorrência nos biomas Cerrado, Amazônico e Mata Atlântica. No México é considerada muito popular na culinária.

Esse pepininho tem um grande potencial gastronômico, podendo ser consumido tanto cru quanto cozido, sua textura é similar a do pepino que conhecemos e possui muitos nutrientes importantes como lipídios, proteínas e fibras. A presença de pectina o torna um excelente ingrediente para produção de geleias.

Ele cresce espontaneamente em áreas abertas e pode ser confundido com uma planta daninha, por isso vale a pena olhar com carinho e prestar bastante atenção no seu quintal.

Ref. 

KINUPP, Valdely Ferreira; LORENZI, Harri. Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014. p. 356

Melothria pendula - Pepino-do-mato. Disponível em: https://sites.google.com/site/florasbs/cucurbitaceae/pepino-do-mato. Acesso em: 01 de mar 2017.
Foto: Melothria pendula L.
Autoria: Leila de Araújo Borges Proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário