quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Como o Suco de Pomelo ou Toranja pode Afetar os Medicamentos?

08.03.2017
Dr. Julino Soares

Uma das Interações Medicamentosas com alimentos mais conhecidas e grave é com o suco de pomelo ou grape fruit juice (Citrus paradisi [Rutaceae]). O pomelo pode aumentar ou diminuir a absorção de alguns medicamentos na corrente sanguínea, o que pode provocar mais reações adversas medicamentosas ou diminuição dos efeitos terapêuticos; por exemplo, alguns medicamentos para diminuir o colesterol (ex.: sinvastatina), anti-hipertensivos (ex.: nifedipina), ansiolíticos (ex.: buspirona), anti-histamínicos (ex.: fexofenadina) dentre outros.

O efeito do pomelo é de 24 horas e o consumo de um único copo de suco pode rapidamente modificar a biodisponibilidade de diversos medicamentos.

O mecanismo de ação do pomelo é por duas formas: i) inibição do citocromo P-450 (CYP3A4) no intestino delgado, o que possibilita um acúmulo de medicamento no corpo.

Porém, a intensidade desse efeito também vai depender da suscetibilidade de cada paciente, como a quantidade de CYP3A4 presente (baseline) ou; ii) inibição de algumas proteínas transportadoras de alguns fármacos, o que possibilita uma diminuição de fármaco absorvido, e consequentemente, dos efeitos terapêuticos esperados.

Referências

Bailey DG, Malcolm J, Arnold O, Spence JD. Grapefruit juice-drug interactions. Br J Clin Pharmacol. 1998 Aug;46(2):101-10.

FDA. Grapefruit Juice and Medicine May Not Mix. Food and Drug Administration Consumer Update, 2014. Disponível em: https://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm292276.htm. Acesso em: 04.03.2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário