domingo, 21 de janeiro de 2018

Lesma marinha é capaz de realizar fotossíntese

Texto: 
Giovanna Brito Lins - Bacharelado em Ciência e Tecnologia e bacharelado em Biologia - UFABC - Universidade Federal do ABC

Mesmo pertencente ao reino Metazoa, cujos organismos são todos heterótrofos, a lesma marinha Elysia chlorotica apresenta capacidade de realizar fotossíntese, processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias obtêm energia a partir de gás carbônico, água e luz. 

A curiosa moradora de pântanos salgados e enseadas da costa Atlântica dos EUA ao Canadá pode viver até dez meses e crescer até 6 centímetros. Na fase juvenil, quando possui coloração acastanhada, este molusco se alimenta exclusivamente da alga Vaucheria litorea. No entanto, ao invés de digerir toda a matéria orgânica, preserva e retém os cloroplastos (organelas celulares que contém a clorofila, pigmento responsável pela absorção de energia luminosa; e onde ocorre a fotossíntese) em um processo chamado cleptoplastia, tornando-se esverdeada durante seu desenvolvimento.

Segundo Rumpho et al. (1996), esse processo é mais curioso ainda por outras razões, tais como: o metabolismo do animal é capaz, na digestão, de separar apenas a organela e não incorporar um outro organismo autônomo e o seu genoma, como em uma endossimbiose. Os cloroplastos ficam armazenados dentro das células da lesma, e não dentro de um vacúolo ou entre as células. Os cloroplastos podem continuar a funcionar plenamente por vários meses, ainda que sem a presença de nenhum dos componentes citosólicos procariontes, tanto que em dado momento da vida, a Elysia chlorotica pode sobreviver apenas realizando fotossíntese, como comprovado por Pierce et al. (1999) em laboratório. O que tornam esta uma atividade única encontrada somente em outros membros do gênero desta lesma. 

Pode-se concluir, portanto, que este invertebrado do mar é heterótrofo, como todos os animais, mas desenvolveu um processo semelhante à endossimbiose com características singulares entre os seres vivos. A importância e aplicabilidade do conhecimento envolvendo a E. chlorotica estão relacionadas aos estudos filogenéticos de transferência horizontal de genes e transgenia. 

Para saber mais sobre a lesma marinha: 

Vídeo dela se alimentando: 

Nicho e habitat: 

Definição de cleptoplastia: 

PIERCE, S.K., et al. (1999) Annual Viral Expression in a Sea Slug Population: Life Cycle Control and Symbiotic Chloroplast Maintenance em: www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.2307/1542990 (apenas o abstract) 

Imagens do experimento acima: 

RUMPHO, E.M. et al. (1996) Chloroplast genes are expressed during intracellular symbiotic association of Vaucheria litorea plastids with the sea slug Elysia chlorotica http://m.pnas.org/content/93/22/12333.full.pdf

Outras informações e imagens: 
Por Karen N. Pelletreau et al. - http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0097477, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38619279

Nenhum comentário:

Postar um comentário