quinta-feira, 15 de março de 2018

Aroeira nativa - condimento na Europa

Texto:
Engenheiros Agrônomos Marcos Roberto Furlan e Priscila da Silva Dantas

Espécie de origem da América do Sul. Nasce com facilidade em quase todas as regiões brasileiras. É uma pequena árvore de crescimento rápido, e utilizada na arborização urbana, onde se destaca pela intensa produção de seus frutos marrons ou vermelhos. Nas áreas rurais é comum seu uso para fornecimento de lenha, moirões e carvão.

Além de aroeira, recebe outros nomes populares, como, por exemplo, aroeira-mansa, fruto-de-sabiá, cambu e corneita. Um nome que se tornou comum é pimenta-rosa, principalmente quando começou a ser reconhecida como condimento. O nome científico é Schinus terebinthifolius.

Na medicina é de amplo uso popular, com referências aos usos como adstringente, diurética, purgativa, anti-inflamatória e tônica, dentre outros. Importante realçar que seu uso medicinal é mencionado desde o século XVI no Brasil.

Pesquisas científicas já comprovaram alguns de seus usos, o que justifica ser uma das plantas de uso oficial como anti-inflamatória. O fitoterápico produzido a partir da espécie faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Atualmente, está presente na culinária europeia, tanto isolado quanto em misturas (Foto).
Foto: Priscila da Silva Dantas

Monografia sobre a planta:

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename):

Nenhum comentário:

Postar um comentário