sábado, 24 de março de 2018

O uso do Chá Verde para Perda de Peso (www.fitobula.com)

Link: 
https://www.fitobula.com/single-post/chaverdeobesidade

30.11.2017


Parte1: Obesidade e Chá Verde
Associado ao problema da fome, temos milhões de pessoas adoecendo e morrendo por consequência da obesidade. O chá verde é um produto amplamente divulgado para a perda de peso, mas quais as suas propriedades e limitações para o tratamento da obesidade?

Nesse primeiro texto (Parte 1), apresentamos uma breve introdução ao problema da obesidade e características da Camellia sinensis (chá verde). Nos próximos textos iremos apresentar formas de preparo, efeitos adversos, interações medicamentosas, e evidências científicas que sugerem o efeito benéfico da Camellia sinensis no tratamento da obesidade e estudos que sugerem uma contraindicação desse uso. 
Obesidade: Dimensões do Problema

De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura uma a cada oito pessoas no mundo ainda passa fome, ou seja, foi estimado que entre 2011 e 2013 existia um total de 842 milhões de pessoas no mundo que ainda sofriam de desnutrição crônica, não recebendo regularmente comida suficiente para conduzir uma vida ativa.

Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde afirma em relatório que, a cada ano, morrem cerca de 2,8 milhões de pessoas devido ao sobrepeso e a obesidade. A prevalência mundial de obesidade vem aumentando rapidamente; na região das Américas, o sobrepeso atingiu 62% para ambos os sexos e a obesidade 26%.

"A obesidade cresceu 11 vezes entre os jovens"

​Segundo divulgação da Revista Fapesp (2017), a obesidade cresceu 11 vezes entre os jovens :

"O número de crianças e adolescentes obesos no mundo aumentou 11 vezes nas últimas quatro décadas (Lancet, 10 de outubro). Em 1975, havia 11 milhões de indivíduos com idade de 5 a 19 anos no mundo que estavam exageradamente acima do peso. Em 2016, as crianças e os jovens obesos eram 124 milhões, dos quais cerca de 60% eram do sexo masculino. Além disso, havia, também no ano passado, 213 milhões de pessoas dessa faixa etária com sobrepeso. A conclusão é de uma meta-análise coordenada por pesquisadores do Imperial College London e da Organização Mundial da Saúde. O trabalho analisou dados de 2.416 estudos epidemiológicos feitos em diferentes partes do globo desde meados dos anos 1970. Esses trabalhos forneceram informações sobre o peso e a altura de 130 milhões de indivíduos da faixa etária analisada".

A obesidade foi considerada como um importante fator de risco para diabetes, doenças cardiovasculares, várias formas de câncer (ex.: mama, cólon e próstata), doenças pulmonares, osteoarticulares e metabólicas.

A obesidade é caracterizada por acúmulo excessivo de gordura e aparece como a causa principal de doenças crônicas, como o diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial e o colesterol alto. Está descrita no DECs (Descritores em Ciências da Saúde) como:

​"Estado no qual o PESO CORPORAL está grosseiramente acima do peso aceitável ou ideal, geralmente devido a acúmulo excessivo de GORDURAS no corpo. Os padrões podem variar com a idade, sexo, fatores genéticos ou culturais. Em relação ao ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, um IMC maior que 30,0 kg/m2 é considerado obeso e um IMC acima de 40,0 kg/m2 é considerado morbidamente obeso (OBESIDADE MÓRBIDA)". 

Vivemos em um período onde muitas pessoas estão mudando seus hábitos de alimentação, o que inclui a procura por alimentos funcionais, na expectativa de uma vida mais saudável e no enfrentamento de diversos problemas de saúde, como a obesidade. Assim, é relevante a verificação da alegação de que certas substâncias encontradas nos alimentos podem estar relacionadas à perda de peso. Dentre essas substâncias, o chá verde é massivamente apresentado como um produto para a este propósito.

O Chá Verde

Os “chás” são a segunda bebida mais consumida no mundo, sendo que o chá verde perfaz 20% do consumo mundial dessa bebida. O nome científico (botânico) do chá verde é Camellia sinensis (L.) Kuntze (C. sinensis). Foi batizada genericamente pelo botânico Linneé como Thea, termo derivado do mandarim “tsay”; com a pronúncia “tcha”. Assim, apenas a C. sinensis pode ser chamada de chá. 
C. sinensis é um arbusto de origem asiática, a partir do qual são produzidos os chás branco, oolong, preto e verde. Logo após a colheita, o beneficiamento do chá verde consiste em realizar uma infusão com as folhas, o que inibe um processo de destruição de importantes substâncias da planta, denominado oxidação enzimática. O que possibilita a retenção de grande parte das catequinas, uma classe de polifenóis presente em grande quantidade nesse chá.

Assim, após colheita, o grau de oxidação das folhas que são usadas no preparo dos tipos de chás determina a quantidade de catequinas presente. O chá branco é o que possui essas substâncias em maior quantidade, seguido do verde, do oolong e do preto. No Brasil, seu cultivo é restrito ao Vale do Ribeira (SP), especialmente para a produção do chá preto. 
As quatro catequinas presentes no chá-verde são (nomes complicados mesmo) epicatequina (EC), epigalocatequina (EGC), epicatequina galato (ECG) e epigalocatequina galato (EGCG), sendo esta última, presente em maior quantidade e com maior atividade para perda de peso. O chá também é fonte de cafeína, podendo conter metade da quantidade de cafeína presente na mesma medida de café. Isso depende do tempo de infusão, da quantidade e do tamanho das folhas usadas. 
Estudos indicam uma associação entre o consumo de C. sinensis (chá verde) e do seu composto bioativo EGCG com a redução do peso e do acúmulo de gordura corporal em humanos e em estudos com animais.

Os efeitos da C. sinensis na redução do peso podem ser atribuídos principalmente à ação da EGCG e da cafeína contidas no chá ou em seu extrato, por meio de diversos mecanismos fisiológicos que produzem estímulos no sistema nervoso, regulação do metabolismo, expressão de genes e modulação da resposta inflamatória em uma complexa cascata bioquímica, resultando na diminuição da saciedade e um efeito termogênico e na oxidação lipídica.

Nos próximos textos serão apresentados dados sobre formas de preparo, efeitos adversos, interações medicamentosas, e evidências científicas que sugerem o efeito benéfico da Camellia sinensis no tratamento da obesidade e estudos que sugerem uma contraindicação desse uso. 

*As informações disponíveis nesse texto e site são apenas para uso educacional, sem qualquer garantia expressa ou implícita do uso medicinal e/ou terapêutico. Os conteúdos disponibilizados pelo FitoBula não substituem a leitura integral das diretrizes médicas, fontes originais citadas, bem como, a busca por atualizações ou observações à legislação. Todos os estudos devem ser avaliados sob diversos aspectos técnicos e legais para que sejam considerados úteis na aplicação clínica. A avaliação de informações em saúde inclui a análise dos conflitos de interesses, revisão por pares, tipo de estudo, qualidade do método ou desenho dos estudos clínicos, uso de diretrizes, validade interna e validade externa dos resultados, dentre outros.

Referências

Alterio, A. A.; Fava, D. A. F. Navarro, F. Interação da ingestão diária de chá verde (Camellia sinensis) no metabolismo celular e na célula adiposa promovendo emagrecimento. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Vol. 1. Núm. 3. p.27-37.

Auvichayapat P, Prapochanung M, Tunkamnerdthai O, Sripanidkulchai BO, Auvichayapat N, Thinkhamrop B, Kunhasura S, Wongpratoom S, Sinawat S, Hongprapas P. Effectiveness of green tea on weight reduction in obese Thais: A randomized, controlled trial. Physiol Behav. 2008 Feb 27;93(3):486-91.

Bastos Deborah HM, Rogero Marcelo M, Arêas José Alfredo G. Mecanismos de ação de compostos bioativos dos alimentos no contexto de processos inflamatórios relacionados à obesidade. Arq Bras Endocrinol Metab [Internet]. 2009 July [cited 2016 Feb 11] ; 53( 5 ): 646-656.

Brandão MA, Peter GL, Oliveira da SR, Patrícia S, Cristina de CI, Pretto MJR, et al. Obesidade e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis entre usuários de unidade de alimentação e nutrição. Cad. Saúde Pública. 2007 Apr; 23( 4 ): 897-905.

Duarte JLG, Pretto APD Borges, Nörnberg FR, Conter LF. A relação entre o consumo de chá verde e a obesidade: revisão. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v. 8, n. 43 (2014).

Duarte MR, Menarim DO. Morfodiagnose da anatomia foliar e caulinar de Camellia sinensis (L.) Kuntze. Theaceae. Revista Brasileira de Farmacologia, v. 16, n. 4, p. 545-551, 2006.

Dulloo AG, Duret C, Rohrer D, Girardier L, Mensi N, Fathi M, Chantre P, Vandermander J. Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans. Am J Clin Nutr. 1999 Dec;70(6):1040-5.

Dulloo AG, Seydoux J, Girardier L, Chantre P, Vandermander J. Green tea and thermogenesis: interactions between catechin-polyphenols, caffeine and sympathetic activity. Int J Obes Relat Metab Disord. 2000 Feb;24(2):252-8.

FAO, IFAD and WFP. 2013. The State of Food Insecurity in the World 2013. The multiple dimensions of food security. Rome, FAO. Disponível em: http://www.fao.org/docrep/018/i3434e/i3434e.pdf.

Jellin JM, Batz F, Hitchens K. Pharmacist’s letter/precriber’s letter natural medicines comprehensive database. Stockton, CA: Therapeutic Research Faculty, 1999.

Koo SI, NOH SK. Green tea as an inhibitor of the intestinal absorption of lipids: potential mechanisms for its lipid-lowering effect. The Journal of Nutritional Biochemistry, v. 18, n. 3, p. 179-183, 2007.

Matsubara S, Rodriguez-Amaya DB. Teores de catequinase teaflavinas em chás comercializados no Brasil. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n. 2, p. 401-407, 2006.

Maughan RJ, Griffin J. Caffeine ingestion and fluid balance: a review. Journal of Human Nutrition and Dietetics, v. 16, n. 6, p. 411-420, 2003.

Nishiyama MF, et al. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30 (Supl.1): 191-196, maio 2010.

Revista Pesquisa Fapesp. Obesidade cresce 11 vezes entre jovens. Acesso em: 29.11.2017. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/10/25/obesidade-cresce-11-vezes-entre-jovens/

RUIZ, C. O Chá. Souza Cruz, São Paulo, 2013.

Schmitz W, Saito AY, Estevão D, Saridakis HO. O chá verde e suas ações como quimioprotetor. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 26, n. 2, p. 119-130, 2005.

Siddiqui IA, Afaq F, Adhami VM, Ahmad N, Mukhtar H. Antioxidants of the beverage tea in promotion of human health. Antioxid Redox Signal. 2004 Jun;6(3):571-82.

WHO. World Health Organization. World Health Statistics 2012. Geneva, Switzerland. Disponível em: http://www.who.int/gho/publications/world_health_statistics/2012/en/

Nenhum comentário:

Postar um comentário