sábado, 3 de março de 2018

Usos e curiosidades sobre as plantas espontâneas. Picão-branco ou fazendeiro

De origem andina mas naturalizado brasileiro, o picão branco, botão-de-ouro ou fazendeiro (Galinsoga parviflora) se desenvolve com facilidade em praticamente todo território nacional. É ainda mais comum em áreas antrópicas, sendo encontrado com frequência em calçadas, hortas, jardins e outros locais cujo solo possivelmente têm nitrogênio suficiente e deficiência de outros micronutrientes, principalmente cobre. 


As pequenas flores com pétalas brancas dentadas lhe conferem aparência delicada e, apesar de ser considerado "daninha" por muitos, o picão-branco esconde (principalmente em suas folhas) propriedades medicinais e que podem também servir como alimento. 

Alguns usos e curiosidades sobre Galinsoga parviflora 

1. É comum encontrar em grande quantidade nas hortas. Este pode ser um indicativo de que o solo da horta é rico em matéria orgânica, mas está desequilibrado quanto alguns dos micronutrientes. Geralmente é uma horta que só recebe adubação de esterco, por exemplo. Por isso, pode ser utilizada como planta indicadora. 

2. Sua ocorrência maior no Brasil é nas regiões Sul e Sudeste. Mas é possível encontrar em boa parte do país. 

3. Não raro, é colocada em rações com o picão-preto (Bidens pilosa) com o objetivo de desintoxicar animais que recebem muitos medicamentos sintéticos. 

4. No Brasil ainda não é muito consumida como alimento. Mas já há referências de consumo das partes aéreas não na fase de produção de sementes, em saladas e em refogados. 

5. No entanto, em países como a Colômbia, é utilizada como alimento há séculos. 

6. Em alguns países também é utilizada como condimento. 

7. Se propaga facilmente por suas inúmeras sementes liberadas. 

8. Em 2007 na Universidade de Kwa-Zulu (África do Sul), 16 ervas foram estudadas como possíveis inibidoras da ECA (enzima conversora de angiotensina, que está relacionada ao controle e aumento da pressão arterial). Estes inibidores são comumente sintetizados por empresas farmacêuticas para tratar a hipertensão arterial, ajudando a prevenir a hipertensão e as doenças cardiovasculares. Uma das ervas que teve efeito comprovado como inibidora da ECA, foi a Galinsoga parviflora

9. Seu gênero foi designado em homenagem a um botânico e físico espanhol chamado Mariano Martinez Galinsoga que, no século 18, identificou a planta e transportou diversas espécies do gênero do Peru para a Espanha. 

10. Já o epíteto "parviflora", significa "planta pequena" tendo em vista que, em latim, parvus quer dizer "pequeno". 

Referências



Texto:
Giovanna Brito Lins - Graduanda em Ciência e Tecnologia e Ciências Biológicas na Universidade Federal do ABC

Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - Professor na Faculdade Cantareira e na Universidade de Taubaté

Nenhum comentário:

Postar um comentário