Texto:
- Letícia Fonseca do Pinhal - Ciências Biológicas - bacharelado UNIP - Universidade Paulista
- Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo - Professor Faculdade Cantareira e Universidade de Taubaté - UNITAU
Malva, gerânio e malva-cheirosa são nomes populares para o Pelargonium graveolens (foto). Curioso que não pertence à família Malvaceae da Malva, mas pertence à mesma família do Geranium, a Geraniaceae. Talvez uma das justificativas da confusão com estes nomes é o fato de ser “aveludada” e ser de uso popular para higiene bucal.
O P. graveolens no Brasil é utilizado principalmente como ornamental. Em alguns países é cultivado próximos das entradas das casas com o objetivo de repelir mosquitos e pernilongos. Seu cultivo é relativamente fácil, mas é bom sempre retirar as folhas que caem no chão, pois seu óleo essencial pode prejudicar a ação das bactérias benéficas no solo.
Apesar de ser pouco conhecido como medicinal, há um número significativo de pesquisas que atestam algumas de suas atividades farmacológicas. Também para uso na agricultura e na medicina veterinária são encontrados artigos científicos.
Com relação às aplicações na aquicultura, Can et al. (2018) demostraram que seu óleo essencial é um anestésico eficaz, e que pode ser para sedação e anestesia em peixes da espécie Sciaenochromis fryeri e Labidochromis caeruleus.
Ao avaliar a suplementação de dietas para Oreochromis niloticus com extratos de óleo essencial de Cymbopogon citratus e Pelargonium graveolens, Al-Sagheer et al. (2017), observaram que houve melhora no crescimento e na resistência às doenças, e maior controle de radicais livres.
Referências
AL-SAGHEER, A. A. et al. Supplementation of diets for Oreochromis niloticus with essential oil extracts from lemongrass (Cymbopogon citratus) and geranium (Pelargonium graveolens) and effects on growth, intestinal microbiota, antioxidant and immune activities. Aquaculture Nutrition, [s.l.], v. 24, n. 3, p.1006-1014, 13 out. 2017. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/anu.12637.
CAN, Erkan et al. Anesthetic potential of geranium (Pelargonium graveolens) oil for two cichlid species, Sciaenochromis fryeri and Labidochromis caeruleus. Aquaculture, [s.l.], v. 491, p.59-64, abr. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.aquaculture.2018.03.013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário