quinta-feira, 23 de abril de 2020

Plantas no tratamento de animais: Eucalyptus globulus

Texto: 
Daniela Antonietti Pedra - Técnica em Radiologia e acadêmica de Medicina veterinária - UNITAU 
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro agrônomo e Professor - FIC e UNITAU 

Inúmeras pesquisas têm surgido e contribuindo para o aumento da aplicação da fitoterapia em seres humanos, inclusive no tratamento de doenças como câncer. Apesar de muitas pesquisas utilizarem animais nos ensaios pré-clínicos, são poucas as realizadas com o objetivo de serem aplicadas na criação de animais ou em animais domésticos.

Algumas plantas que se destacam na saúde humana, também são usadas para animais, mesmo que não tenham sido pesquisadas, originalmente, para essa finalidade. Exemplo é a maria-sem-vergonha (Cataranthus roseus). Dessa espécie são extraídos os alcaloides vincristina e vimblastina, os quais são usados para tratar leucemia infantil, e o sulfato de vincristina é um produto recomendado para tratar, por exemplo, o Tumor Venéreo Transmissível (TVT) de cães.

Uma outra espécie com ampla utilização, principalmente em seres humanos para tratamento de problemas respiratórios, é o Eucalyptus globulus. Não é a espécie mais comum no Brasil, mas se destaca pelo seu aroma agradável para a maioria das pessoas, e também pela cor mais clara. É frequente um erro, usar o eucalipto-citriodora para inalação, enquanto que deveria ser usado E. globulus.

Com relação ao uso do eucalipto-globulus em cães, Jaime (2019) observa que os óleos essenciais apresentam propriedades acaricida, e a ação do óleo essencial do E. globulus em carrapatos do tipo Boophilus microplus já foi comprovada. A autora, na sua pesquisa intitulada "Efeito do extrato do Eucalyptus globulus em fêmeas ingurgitadas de Rhipicephalus sanguineus (carrapato do cão)", avaliou o efeito acaricida (taxa de oviposição e de eclosão) nas fêmeas de Rhipicephalus sanguineus

Jaime (2019) concluiu que as concentrações mais baixas do óleo diminuem também sua ação acaricida e não são eficientes para o combate a esses carrapatos. Mas em concentrações acima de 10% há uma inibição não só da eclosão dos ovos como também de ovipostura das fêmeas. Destaca que não há relatos na literatura da utilização de óleo de E globulus para o controle de carrapatos em cães, sendo este estudo pioneiro no que diz respeito a utilização desta planta controle de pragas em ambientes domésticos, e sugere mais trabalhos e estudos neste tema. (JAIME, 2019) 

Referência

JAIME, Elisângela Morais. Efeito do extrato do Eucalyptus globulus em fêmeas ingurgitadas de Rhipicephalus sanguineus. Orientador: Alberto Andrade Reis Mota. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019. Disponível em: <https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/171>. Acesso em: 23 de abril 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário