quarta-feira, 28 de março de 2012

Camomila



A utilização de produtos naturais no tratamento das enfermidades em seres humanos é realizada há muito tempo, sendo que orientais, egípcios, gregos e romanos, por exemplo, já empregavam há milênios, plantas para a cura ou prevenção de inúmeras doenças. Muitas das espécies usadas antigamente, em função de sua eficácia, se espalharam em várias regiões do planeta. Algumas saíram da Europa, se adaptaram no Brasil e se estabeleceram por conta própria, tornando-se, por isso, como plantas espontâneas da região, isto é, que nascem sem a intervenção humana. 
Outras espécies foram introduzidas, mas sempre com a necessidade de serem semeadas, em função, por exemplo, da dificuldade das suas sementes germinarem sem o preparo adequado do terreno. Entre essas últimas, uma se destaca na região Sul do Brasil, que é a camomila, mais conhecida na nossa região nos saches, apesar de serem encontradas, com relativa facilidade, sementes para plantio nas lojas de produtos agropecuários. Por ser uma bela planta, pode ser encontrada, inclusive, no setor de sementes de ornamentais. A camomila, cujo nome científico é Chamomilla recutita (L.) Rauschter, pertence à mesma família da margarida, girassol, dente-de-leão, assa-peixe e crisântemos, entre outras. Também é denominada popularmente por camomila-comum, camomila-vulgar, camomilinha, maçanilha, macela, mançanilha, marcela-galega e matricária. 
Alguns pesquisadores citam que sua origem é da Europa e Norte da África e, atualmente, está espalhada em quase todos os continentes. Há outros que afirmam que é nativa dos campos da Ásia Ocidental e do Sul da Europa, e facilmente encontrada nos países de clima temperado. Como características para identificá-la podem ser citadas: altura de 25 a 60 cm; folhas bem recortadas; e suas flores, fortemente aromáticas, lembram pequenas margaridas brancas.
Apesar de ser possível seu cultivo em quase todas as regiões brasileiras prefere locais mais frios, com sol o dia todo e solos que não sofram encharcamentos. É uma planta em que o ciclo do plantio à colheita ocorre em menos de um ano, devendo ser replantada todo ano por meio de suas sementes, de preferência, no outono. Como suas sementes germinam melhor quando colocadas superficialmente no solo, é comum no ano seguinte ao plantio observarmos várias camomilas nascendo espontaneamente no terreno e que são originadas das que caíram sobre o solo e que não foram levadas pelo vento ou água. Com o tempo e sem novos plantios, vai ocorrendo diminuição na freqüência do surgimento de novas camomilas.
Com relação aos usos, a camomila é apontada como uma das plantas medicinais com maior demanda no Brasil, onde foi introduzida há cerca de 100 anos pelos europeus. Também é considerada uma das poucas plantas medicinais cujos constituintes foram amplamente avaliados farmacologicamente, inclusive em testes clínicos. 
A camomila destaca-se como uma das plantas medicinais mais usadas em todo o mundo, e possui propriedades farmacológicas como, por exemplo, antiinflamatória, analgésica, antiespasmódica, carminativa, cicatrizante, emenagoga e adstringente.
É muito usada na indústria de medicamentos e de cosméticos, e de acordo com sua composição e atividade farmacológica pode ser utilizada na forma de infusão, e quando o seu óleo essencial pode ser incorporado em cremes, xampus e loções. 
Industrialmente, a camomila também é usada para extração da essência com emprego como aromatizante na composição de sabonetes, perfumes e loções. O extrato e a essência de camomila são empregados na preparação de uma grande variedade de alimentos e bebidas. 
O óleo que é de fácil evaporação de camomila está entre os mais utilizados e valorizados internacionalmente. Além de ser muito utilizado na cosmética, o óleo tem efeito calmante, antiinflamatório e recomendado contra cólicas intestinais. 
A colheita da camomila é iniciada quando os capítulos estão completamente desenvolvidos e desabrochados, momento em que começa a visitação de abelhas. Objetivando retirar apenas os capítulos florais, colhe-se manualmente ou com a ajuda de equipamentos específicos, de formato semelhante a pentes. Importante de produzir camomila em seu próprio quintal é a possibilidade de obter um produto isento de agrotóxicos e com menor presença de materiais estranhos. 

Texto e foto publicados em: http://jornalinoff.com.br/
Autores: 
Marcos Roberto Furlan
Claudia Helena Santos – Acadêmica de Nutrição - UNITAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário