sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fitoterapia em Joinville, Santa Catarina

Na tarde desta sexta-feira (4), a Secretaria da Saúde promoveu o primeiros curso de prescritores em Fitoterapia para 17 profissionais entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e nutricionistas das unidades de saúde. A capacitação tem duração de quatro dias e faz parte dos primeiros passos do programa FitoJoinville, que vai garantir à população acesso por meio do SUS aos medicamentos fitoterápicos. Com o curso, os profissionais estarão habilitados à prescrever e distribuir a medicação à base de plantas.

No início do programa, sete unidades de saúde estarão habilitadas a distribuir os fitoterápicos na cidade, a partir do segundo semestre de 2012. São elas Rio da Prata, Estevão de Matos, Aventureiro II, Dom Gregório, Boehmerwaldt II, Nova Brasília e Vila Nova Rural. Das 11 medicações básicas à base de plantas que o Sistema Único de Saúde libera, Joinville começará distribuindo oito: alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja, unha de gato, espinheira santa e xarope de guaco.

Joinville é pioneira em Santa Catarina na criação de um programa de plantas medicinais e fitoterápicos, o FitoJoinville. Paralela à capacitação de profissionais da saúde para a prescrição dos fitoterápicos, a Fundação 25 de Julho trabalha com agricultores da cidade para que, futuramente, possam produzir as plantas que darão origem aos medicamentos, ou seja, para que produzam a própria matéria-prima.

Segundo a médica de saúde da família responsável pelo FitoJoinville, Eliane Moreno Dias, Joinville está apenas seguindo uma tendência que vem do governo desde 2006. “A inserção de fitoterápicos na rede pública de saúde é uma das sugestões que o Ministério da Saúde tem proposto para a que haja um serviço de saúde mais completo”, confirma.

De acordo com Eliane, o programa representa a valorização das plantas medicinais. “Elas sempre estiveram presentes, só que nunca foi dado o verdadeiro valor às plantas. Mas se as usarmos com sabedoria, elas causam um grande efeito”, ressalta.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário