quarta-feira, 13 de junho de 2012

O alho na Medicina Tradicional Chinesa

Além das diversas aplicações na culinária, o alho (Allium sativum) é usado para o tratamento da saúde humana, desde a antiguidade (há relatos de seu uso medicinal desde 1.500 a.C.), sendo que inúmeras pesquisas já comprovaram muitas das ações farmacológicas.

Algumas das comprovações científicas são, por exemplo, para tratamento de cardiopatias, como bactericida e fungicida, antiviral e fibrinolítica. Ensaios clínicos também sugerem ação nas lipoproteinas e contra hipercolesterolemia, como anti-agregante plaquetário, antifúngico, antiviral e proporciona benefícios nos casos de diabetes tipo 2 e na hipertensão.

Seus princípios ativos também já foram bem estudados, com destaque para a alicina, que atua destruindo e inibindo bactérias gram-negativas, os tiossulfatos, com atividades antibiótica, fungicida e antiviral.

Com relação aos aspectos nutricionais, contém sais minerais (enxofre, cálcio, iodo, silício, ferro), vitaminas (A, B1, B2, C).

Os pacientes que estão utilizando o alho, e que tem programado alguma intervenção cirúrgica, devem suspender o uso 7 dias antes da cirurgia.

A MTC indica o alho para reduzir o Yin, amornar o Baço/Estômago, eliminar o frio, neutralizar toxinas e dissolver estagnações.

Texto: Acupunturista Fabia Cilene Dellapiazza e Marcos Roberto Furlan

Fonte: wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário