terça-feira, 10 de julho de 2012

Acupuntura , Moxibustão e Stiper em tratamentos de animais geriátricos


Mais um belo trabalho. Parabéns e obrigado!
Acadêmico(s): Adriana Daubermann, Fernanda Janiszewski
Orientador: Cláudia R. Vieira Rocha Coeli – Medicina Veterinária


Introdução
O termo Acupuntura tem origem do latim, sendo acus = agulha e pungere = espetar, porém na linguagem chinesa é representado por Shen Shiu ou Zhen Jiu que significa espetar e queimar. Esta é uma técnica que está envolvida no tratamento com a moxibustão, que deriva de Moxa = mogusa, uma preparação de Artemisia vulgaris , e bustum, que é o local da queimadura. A acupuntura reúne, na verdade, duas técnicas, sendo elas: a estimulação de áreas definidas na pele por agulhas e  por transferência de calor para fins de aumentar a energia do corpo. O stiper é uma técnica onde são utilizadas pastilhas de silício cristalizado ao invés de agulhas sobre a pele. A prática do uso de silício segue os mesmos princípios da acupuntura, porém o estímulo é feito por outro instrumento. Diferentemente da sessão de acupuntura tradicional, bastam poucos minutos para que as pastilhas sejam fixadas na pele do paciente por meio de adesivos, e após aplicadas permanecem de 2 a 5 dias no corpo.

Objetivos
Entender como a acupuntura   e moxibustão beneficia o paciente.
Entender como o stiper age no corpo do animal.
Relatar o caso de uma Border Collie de 15 anos.

Material e métodos
Border  Colie, 15 anos, fêmea, atendida no Centro de Reabilitação Animal, Espaço Zen, na cidade de Curitiba, PR. Após exames físicos, constatou-se  paresia de trem posterior, espondilose toracolombar e lombar, artrose, dificuldade para se levantar, diminuição de amplitude de movimento em membros posteriores.


Análise
Quando o animal foi atendido, este fazia uso de tramadol, pois de-monstrava muitos sinais característicos de dor. Após uma consulta pela MTC e avaliação clínica, observou-se que poderia ser utilizada a acupuntura com moxa, associada ao stiper (FOTO 2) para que o animal não apresentasse mais sinais de dor. O tratamento utilizado é a associação de acupuntura com moxa (Artemisia vulgaris) uma vez por semana e stiper na região de coluna.

Conclusão
Conclui-se que, em seguida a algumas aplicações, o animal reagiu positivamente e foi possível fazer a retirada do uso do tramadol e permanecer com a terapia complementar de acupuntura associada com moxa (Artemisia vulgaris) e stiper. O paciente continua em tratamento , mas com intervalos entre as sessões de quinze dias. Houve uma significativa melhora , ajudando de forma benéfica  a qualidade de vida do animal.  Foi prescrito também uma dietoterapia pela Medicina Tradicional Chinesa para animais geriátricos.

Referências

BICHARD, Stephen; SHERDING, Robert G. Manual Saunders clínica de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.
SCHOEN, Allen M. Acupuntura Veterinária: Da Arte Antiga à Medicina Moderna. São Paulo: Roca, 2006.
ZOHMANN, Andreas; DRAEHMPAEHL, Dirk. Acupuntura na Cão e no Gato. São Paulo: Roca, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário