quarta-feira, 18 de junho de 2014

Eucalipto, pode ser usado para inalação?

Texto

Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo
Thais Marcondes Ferraz - Bióloga

Apesar de existirem algumas centenas de espécies do gênero Eucalyptus, para inalação é comum a utilização pela população brasileira de apenas duas espécies no Brasil. No entanto, uma delas, a Eucalyptus citriodora (atual Corymbia citriodora, foto 1), pode causar efeitos colaterais, como irritações nas mucosas, devido ao citronelal, substância majoritária em seu óleo essencial. 
Corymbia citriodora.
Foto 1. Eucalyptus citriodora
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corymbia_citriodora

A segunda espécie, a Eucalytus globulus (foto 2), é a recomendada para ser aplicada em inalção. O seu óleo essencial contém mais de 50% de eucaliptol, também chamado de 1,8-cineol, responsável pela ação expectorante e desinfetante pulmonar. O eucaliptol justifica o uso do E. globolus no tratamento de tosse, bronquite e resfriados, tanto quando administrado pelo processo de inalação, quanto por absorção via transdérmica, por massagem na pele.
Foto 2. Eucalyptus globulus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucalyptus_globulus

O Eucalyptus globulus é conhecido popularmente como eucalipto medicinal, gomeiro-azul (Portugal), eucalipto comum, eucalipto da Tasmânia, além das formas citadas. Ele é utilizado também como tintura e extração do óleo essencial. Seu uso ocorre através de cápsulas, pastilhas ou balas. 

Possui ação antiviral, sendo eficaz para eliminar as bactérias do ar. Foi verificado que uma concentração de 2% de seu óleo essencial dispersa por um nebulizador é suficiente para destruir 70% da bactéria Staphylococcus em um ambiente fechado, e também possui ação balsâmica, expectorante e antisséptica das vias respiratórias.

O Eucalyptus citriodora Hook, conhecido como eucalipto-limão, eucalipto-cidró ou eucalipto-cheiroso, é impróprio para uso medicinal por inalação. Esse tipo de uso comum, porém equivocado, parece ter sido induzido pela associação dos nomes “eucalipto” e “limão” consagradas como medicinais pelo povo. O citronelal confere à tintura e a essência deste de eucalipto, um poder antisséptico que justifica seu uso como agente de limpeza de pisos e sanitários e como aromatizante de ambientes.

Quanto às outras espécies, deve-se redobrar a atenção com relação às propriedades fitoterápicas e seus efeitos colaterais; pois existem muitas espécies de eucaliptos, e não são todas que possui ação expectorante ou que se podem fazer uso por inalação.

Importante ressaltar que a recomendação deve ser feito por profissional da saúde devidamente habilitado.

Referência

MATOS,F.J.A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário