sexta-feira, 20 de junho de 2014

Agora manteiga faz bem e carne faz mal?

JC e-mail 4973, de 16 de junho de 2014

Artigo de Luís Maurício Trambaioli para o Jornal da Ciência

Está sendo amplamente divulgado na mídia um recente estudo em que os pesquisadores de Harvard, a partir de questionário de perguntas feito em 1991 a enfermeiras, inferiu que mulheres teriam 22 % de risco relativo aumentado de câncer de mama quando consumindo uma porção a mais de carne vermelha que mulheres que consomem menos.

Entretanto, risco relativo não é risco absoluto, o qual pode ser calculado pelos dados originais. A chance de desenvolver a doença seria vista em 1 em cada 100.000 mulheres, e não em 22 em cada 100 mulheres como tem sido noticiado pela falsa impressão que o ‘risco relativo’ nos dá. Mais, esta incidência é exatamente em grupos de mulheres que mais fumam.

É importante cuidado na forma que se divulga as notícias de estudos epidemiológicos e feitos por apenas um grupo. Melhor seria obter um parecer de especialistas na área e ainda preferencialmente resultados advindos de mais estudos obtidos por outros pesquisadores, evitando assim bias e viés na ciência. Sob risco de acontecer acusações levianas como ocorrido na década de 80 que levou a demonizar a gordura saturada há exatos 30 anos sem evidências científicas que suportassem tal idéia, o que direcionou a humanidade ao desespero de consumo de alimentos sem gordura e compensando com a ingestão de mais “carboidratos complexos” (amido) e baixos em micronutrientes. E o resultado foi a epidemia de diabetes e obesidade (chamado no exterior de diabesity), doenças cardiovasculares, câncer, dentre outras.

E agora, o que cortar do bacon: a gordura ou a carne ?

Luís Maurício Trambaioli é professor associado da Faculdade de Farmácia da UFRJ e pesquisador associado do INMETRO

Referências:

BMJ – “Dietary protein sources in early adulthood and breast cancer incidence: prospective cohort study” – http://dx.doi.org/10.1136/bmj.g3437


Time Magazine, 26/03/1984 – And Now the Bad News -

Time Magazine, 23/06/2014 – Ending the War on Fat – http://time.com/2863227/ending-the-war-on-fat/

Link do texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário