segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cooperações internacionais mobilizam pesquisa com plantas medicinais - UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí)

10/10/2014

O pró-reitor de Pesquisa da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel Filho, realizou palestra na manhã desta sexta-feira (10) no Anfiteatro da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. O tema principal abordado foi a importância de projetos cooperativos para produção de substâncias naturais e sintéticas com valor terapêutico, mais especificamente no contexto ibero-americano.

Cechinel integra o Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted)desde 1994, e atualmente, faz parte do Programa Iberoamericano de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e do Programa Iberoamericano de Investigação em Câncer – da Genômia ao Controle (Ribecancer). O órgão que representa o Brasil no Cyted é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Uma das principais realizações dessa atuação no Cyted é a elaboração da Base de Dados de Plantas Medicinais Iberoamericanas, isolamento de moléculas com potencial terapêutico e capacitação de recursos humanos em diversos níveis, por meio de parcerias e convênios. Todas as atividades realizadas pelos programas são pautadas em princípios sustentáveis, com foco na biodiversidade de cada região.

O pesquisador teceu elogios à cooperação do Laboratório de Farmacologia – FM/UFMT, dirigido pelo professor Domingos Tabajara e sob coordenação técnica da professora Isanete Bieski. “Somos parceiros há 15 anos e o intercâmbio tem sido muito proveitoso, com trocas de conhecimentos e experiências entre alunos da UFMT e da Univali. A biodiversidade mato-grossense é muito rica”, observou Cechinel. “Os trabalhos que desenvolvemos são publicados em periódicos de relevância nacional e internacional. Um dos mais destacados é a iniciativa com novos agentes anti-úlcera”, finalizou. 

Taís Ueta

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário