terça-feira, 25 de novembro de 2014

Clorela (Chlorella pyrenoidosa) no tratamento de animais

Texto:

Médica Veterinária Luciana Bruno
e-mail - lbrunovet@gmail.com 

A alga (verde) é considerada um superalimento. Vem sendo amplamente utilizada como suplemento alimentar, não somente para humanos como também para animais, em especial equinos, caninos, felinos, aves de produção, roedores, dentre outros. É indicada também na alimentação de animais idosos, porém, com os devidos cuidados.

Fonte de um poderoso concentrado natural de nutrientes, sua composição é constituída principalmente por uma alta taxa de proteínas, minerais (potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco) e vitaminas (vitamina A, vitaminas do complexo B, B1, B2, B3, B6, B12, vitamina C, vitamina E, ácido pantotênico, inositol, biotina, betacaroteno e outros), gorduras, carboidratos, e clorofila. Portanto, esta alga é considerada um alimento completo, sendo um dos mais ricos em elementos nutricionais, pois a alga e os seus derivados estimulam a formação de glóbulos vermelhos, afetam a nutrição,influenciando no metabolismo e na respiração. 

Em estudos foram observados notável aumento da força do sistema imunológico devido à administração da Clorela. O ácido polissacarídeo Chlon A, obtido no extrato da Chlorella pyrenoidosa apresentou um excelente efeito carcinostático contra vários tumores em cobaias. Este efeito pode ser caracterizado pela ausência de alguma relação proporcional entre a quantidade de Chlon A e o efeito carcinostático. Ou seja, a Chlon A exerce seu efeito em qualquer concentração. Além de apresentar o efeito de intensificar o potencial de imunização, que é o aumento das células participantes da imunização. 

Além disso, pesquisas tem sido realizadas sobre os efeitos de fitoquímicos dietéticos no desenvolvimento do câncer, aumentando o interesse nos benefícios da clorofila em geral no processo de combate ao câncer de colo e de mama. 

A Chorella pyrenoidosa incrementa o conteúdo das células brancas do corpo, ela pode revelar-se como uma ajuda durante e após a quimioterapia. É uma alga que, particularmente, aumenta a produção de macrófagos e de linfócitos T. Também se apresenta como um bom agente desintoxicante, ou seja, pode ajudar na desintoxicação por metais pesados, como por exemplo, o mercúrio e na desintoxicação causadas por pesticidas. Por este motivo, o de estimular o sistema imunológico e o de facilitar e aumentar a excreção, seu uso é fortemente indicado em casos de animais que estão se recuperando de processos infecciosos virais e bacterianos e como terapia complementar no tratamento de intoxicações por envenenamento, em casos de anemia, hepatite, gastrite e outras inflamações, obesidade, má nutrição, fragilidade da pele e outras alterações crônicas. E, também, em casos de animais submetidos ao estresse agudo de contenção ou transporte e de frio por apresentar ação mieloprotetora. 

Em um estudo veterinário-supervisionado, foi observado melhora significativa no quadro clínico de animais que apresentavam dermatite pré-existente, cujos sintomas incluem vermelhidão, pápulas e eczema devido ao efeito anti-inflamatório que a clorela apresenta. 

Formas de Aplicação: 

Suplemento alimentar (apresentações: pó, cápsula ou tablete). 

Precauções: 

Por apresentar leve efeito laxativo, principalmente nos primeiros dias, a sua administração deve ser feita de forma gradativa, respeitando a consideração do Médico Veterinário. 

Suspender o uso no caso do animal apresentar diarreia. 

Por este alimento se tratar de uma alga marinha, prestar atenção se o seu animal possui hipersensibilidade ao iodo, pois pode levar a um processo alérgico. 

Considerando que a Clorela pode fazer com que o sistema imune se torne mais ativo, recomenda-se evitar o seu uso em animais que tenham sido diagnosticados com doenças autoimunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário