quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Projeto da Universidade de Pernambuco sobre saúde indígena é contemplado em edital do Ministério da Saúde

O projeto “Complexo da Jurema: práticas de cura e intermedicalidade entre povos indígenas no Nordeste brasileiro”, desenvolvido pela Universidade de Pernambuco (UPE) foi um dos contemplados em edital do Ministério da Saúde para a realização de pesquisa na área.

Trata-se de um projeto de pesquisa interdisciplinar sediado na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE, envolvendo os cursos de Ciências Sociais, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física, coordenado pela professora Vânia Fialho. Dentre os 45 selecionados na lista do MS, apenas cinco são do Nordeste.

De acordo com a coordenadora, o estudo objetiva analisar e compreender as concepções de saúde, doença e cura, através das práticas e saberes tradicionais indígenas, no Nordeste do Brasil, bem como compreender as práticas de auto atenção através do uso de plantas medicinais para o cuidado com a saúde.

Os resultados da pesquisa poderão auxiliar a elaboração de propostas para articulação entre os saberes e práticas tradicionais de cura e a atenção diferenciada implantada pelo SUS junto aos povos indígenas. A intenção é também subsidiar ações dos profissionais do SUS e colocá-los em sintonia com esses povos.

O projeto é resultante de uma iniciativa que tem dois anos de existência na FENSG e que visa sensibilizar e preparar estudantes e profissionais das áreas da educação, da saúde e do direito para o trato da questão indígena em Pernambuco, visto ser esse o estado com a terceira maior população indígena do país.

TEMÁTICAS – A lista com o resultado do chamamento público do Edital para a realização de pesquisas em 23 linhas temáticas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi divulgada pelo MS, no dia 21/08, e pode ser conferida no site do órgão. Ao todo, foram submetidas 662 propostas em todas as linhas de pesquisa.

Mais de 30 instituições, públicas e privadas, distribuídas em 11 estados brasileiros, de todas as regiões do país foram contempladas. Os projetos apresentados possuem alta qualidade e 45 foram selecionados e serão contemplados com financiamento, outros 85 projetos apresentaram reconhecido mérito científico.

Com informações do site do MS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário