quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ipatinga, Minas Gerais: Farmácia Verde retoma oficinas educativas para comunidade - I

por SECOM/PMI
29/09/2015
Carmem Leonarda, confiança na eficácia das plantas medicinais. Fotos Secom/PMI

Há 20 anos, a dona de casa Carmem Leonarda Arruda, “cultiva” paixão por plantas medicinais. Do seu terreiro, saem praticamente todos os “remédios” usados pela família e que também atendem a vizinhança. Foi justamente a confiança e a vontade de conhecer mais sobre as plantas medicinais que fez com que Carmem viesse de Timóteo à Ipatinga especialmente para participar da oficina realizada pela Farmácia Verde, na última quarta-feira (23/09). 

Não por acaso, ela era uma das mais atentas dentre o grupo de 30 pessoas presentes na oficina, que integrou a “Semana Verde: Ipatinga bem Cuidada”, realizada entre os dias 21 e 25 de setembro. “Sempre tive o cuidado de saber o que e como usar. Mas sempre é preciso aprender mais. Aqui, descobri várias coisas importantes sobre o cultivo e novas formas de uso, além de conhecer outras plantas. É um trabalho muito interessante e importante esse que é feito pela Farmácia Verde”, avaliou.

Na atividade, eles aprenderam sobre cultivo, colheita e armazenamento de plantas medicinais e o uso correto (confira algumas ao final desta matéria). Também foram repassadas instruções sobre as propriedades condimentares das plantas, que combinadas ajudam a compor um tempero saudável que pode ajudar na redução do consumo do sódio – o sal de cozinha – uma dica extra para a saúde. Com o sucesso da iniciativa e novos interessados, a Farmácia Verde de Ipatinga já trabalha num calendário permanente com oficinas mensais para comunidade. 

A gerente da Farmácia Verde de Ipatinga, Domitila Gonçalves, explica o objetivo das oficinas. “O tratamento com plantas medicinais e fitoterápicos é eficaz. Mas se usado indevidamente pode causar reações adversas como qualquer outro medicamento. A maioria das pessoas acha que porque é natural não faz mal, o que é um equívoco. Nestas oficinas, que daremos sequência, vamos orientar as pessoas a usarem a fitoterapia em benefício da saúde e sempre com acompanhamento profissional”, explica. 

20 anos de Farmácia Verde
SAÚDE_Prefeitura trabalha num calendário de oficinas educativas

A retomada dos programas educativos, como cursos, palestras e oficinas para a comunidade, marcam os 20 anos da Farmácia Verde, completados este mês. O centro de medicina alternativa da Prefeitura de Ipatinga ainda é tido como modelo para iniciativas similares e recentemente teve projetos aprovados junto ao governo Federal e Estadual para ampliação da atual estrutura e aquisição de equipamentos mais modernos. 

O programa produz medicamentos fitoterápicos disponibilizados gratuitamente e, sob prescrição, nas farmácias da rede municipal de saúde. No local, também são distribuídas ervas medicinais à comunidade. Hoje, são 130 espécies de plantas catalogadas e 22 itens padronizados nas formas farmacêuticas de tinturas, sabão vegetal e cremes. A farmácia de Ipatinga realiza pesquisas e todo o trabalho tem acompanhamento técnico e científico. 

A unidade funciona em uma área de 10 mil metros quadrados, junto ao Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama. 

Serviço
Farmácia Verde de Ipatinga 
Rua Argemiro de Melo, 525 - Jardim Panorama 
Telefone: (031) 3829.8526

Distribuição de plantas frescas
Na Farmácia Verde. De segunda à sexta-feira, de 7h às 10h.
Acesso aos medicamentos fitoterápicos
Nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde e Policlínica Municipal, com a receita.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário