sábado, 2 de abril de 2016

Futuro da vida selvagem em nossas mãos - II

Você sabia que o comércio ilegal de vida silvestre, incluindo fauna, flora e seus produtos e subprodutos, é considerada uma das maiores atividades ilegais no mundo, juntamente com o tráfico de armas e de droga? No Brasil, 4 milhões de animais são vendidos por ano, o que movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões. 

E você? Pode fazer algo em relação a isso? Claro que sim!! 

A primeira delas é: NÃO COMPRE ANIMAIS DE FORMA ILEGAL. Um animal selvagem criado como doméstico sofre com a solidão. Denuncie os crimes ambientais. Linha Verde do IBAMA: 0800-618080

É sempre muito bom viajar, conhecer novos lugares, ter contato com a natureza e interagir com ela. Mas você já parou para pensar que algumas ações humanas em ambientes naturais podem gerar impactos irreversíveis para a fauna e flora desses locais? Confira algumas dicas para que seu passeio seja bom para você e para a natureza que o cerca: 

Resista à tentação de levar lembranças para casa. Deixe conchas, pedras, flores, etc. onde as encontrou. 

Aprecie a beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outras pessoas. Leve somente memórias e fotografias!

Observe os animais a distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequenos animais.

As maiores ameaças à vida selvagem são a perda de habitat, agricultura, desenvolvimento, caça ilegal e tráfico. Espécies emblemáticas como elefantes, rinocerontes, tubarões, tigres e espécies de árvores preciosas estão entre as mais ameaçadas pela caça e tráfico em todo o mundo. 

O Brasil, por exemplo, ocupa o 2º lugar no ranking mundial em espécies de aves ameaçadas. Levando em consideração apenas o tráfico de animais silvestres, é estimado que cerca de 38 milhões de exemplares sejam retirados anualmente da natureza no país. Você sabia que as espécies mais visadas no tráfico de animais são papagaios e periquitos, passarinhos, rãs venenosas e coloridas, primatas e borboletas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário