sábado, 2 de abril de 2016

Potencial de interação entre Hydrastis canadensis L. e medicamentos convencionais alopáticos - PLANFAVI Nº 36 outubro/ dezembro 2015

O Departamento Federal de Saúde do Canadá (Health Canada) iniciou uma revisão de segurança para avaliar informações sobre o risco de interações entre produtos contendo Hydrastis canadensis (popularmente conhecida como goldenseal no Canadá e “hidraste” no Brasil) e medicamentos alopáticos.

Produtos de ingestão oral contendo Hydrastis canadensis são utilizados tradicionalmente na fitoterapia para o tratamento ou alívio de sintomas em uma variedade de problemas digestivos, tais como: indigestão ou azia; condições infecciosas ou inflamatórias do trato digestivo, como gastrite; ou para aumentar o apetite.

As evidências disponíveis atualmente sugerem que o uso oral de Hydrastis canadensis pode contribuir para interações planta-medicamento, porém os dados são limitados e casos de tais interações não são conhecidos. Alguns estudos demonstraram que essa planta pode diminuir a atividade de certas enzimas do citocromo P450 no fígado. Essas enzimas são responsáveis por processar e eliminar diversas substâncias ingeridas oralmente, incluindo medicamentos. Em alguns casos, essas enzimas convertem medicamentos da sua forma inativa à sua forma ativa no corpo. Diminuindo a atividade dessas enzimas, certos medicamentos podem permanecer no corpo mais tempo do que o normal, atingindo potencialmente níveis tóxicos. Diversos outros fatores podem afetar o potencial de interação planta-medicamento, incluindo genética, idade e estado de saúde, bem como o tipo, a dose e a composição dos produtos utilizados concomitantemente.

O Departamento de Saúde do Canadá está monitorando atualmente informações sobre as reações adversas relacionadas ao uso de produtos contendo Hydrastis canadensis, e encoraja a notificação de tais reações.

Referências:

Goldenseal. Potential herb-drug interaction. Summary Safety Review, Health Canada, 30/04/2015. (http://www.hc-sc.gc.ca/dhp-mps/medeff/reviews-examens/hydrastis-eng.php).

Goldenseal (Hydrastis canadensis). Potential herb-drug interaction. WHO Pharmaceuticals Newsletter, nº 3, p. 19-20, 2015.

(http://www.who.int/medicines/publications/PharmaNewsletter3_15/en)

Nenhum comentário:

Postar um comentário