segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Flora em Santo Antônio do Pinhal, SP - Polygala sp

Texto:
Gleiciane Gabrielli - Massoterapeuta- acadêmica de Agronomia - Universidade de Taubaté
Marcos Roberto Furlan - Eng. Agrônomo - Universidade de Taubaté, Faculdade Cantareira

Miúdo, não mais que meio metro, solitário às vezes, mas espalhado em várias regiões do país. De suas raízes exala um aroma não muito comum entre as plantas, que lembra o medicamento Gelol. Essas são características do "gelolzinho", de nome científico Polygala sp, da família Polygalaceae.

Em Santo Antônio do Pinhal, o "gelolzinho" é encontrado em pequenas quantidades. Muitos da região conhecem a planta por causa do aroma, usando-o como anti-inflamatório e anestésico em contusões. A principal substância responsável pelo seu cheiro característico é o salicilato de metila.

A Tese de Fabiana Cristina Missau, do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91853/251329.pdf?sequence=1) demonstra em ensaios in vitro, que a espécie Polygala paniculata, rica em salicilato de metila, dentre outras ações, apresenta atividade antinociceptiva, atividade anti-inflamatória no modelo de edema de pata, induzido pela injeção intraplantar de carragenina nas cobaias, atividade gastroprotetora, ação antifúngica, no modelo da concentração inibitória mínima (CIM), frente à quase todos os fungos testados (Candida albicans, Candida krusei, Candida tropicalis, Candida parapsilosis, Candida glabrata, Sporothrix schenckii e Criptococcus neoformans).

Foto: Polygala sp
Autoria: Gleiciane Gabrielli 
Outros textos do tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário