sábado, 26 de agosto de 2017

Resenha: Conservação pós-colheita de frutos de maracujá-amarelo por derivados de capim-limão (Cymbopogon citratus)

Resenha:

Carolina Faria Ferreira: acadêmica de agronomia - Faculdade Cantareira

MOURA, G. S.; SCHWAN-ESTRADA, K. R. F.; CLEMENTE, E.; FRANZENER, G. (2016). Conservação pós-colheita de frutos de maracujá-amarelo por derivados de capim-limão (Cymbopogon citratus). Ambiência, Guarapuava (PR) v.12 n.2 p. 667 - 682 Maio/Ago. 2016. Disponível em:http://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/2261Acesso em: 21 de ago. 2017.

Palavras-chave: Passiflora edulis f. flavicarpa; óleo essencial; hidrolato; extrato aquoso.

Moura et al. (2016) realizaram pesquisa com o objetivo de avaliar as características físicas e químicas em pós-colheita dos frutos de maracujá amarelo submetidos a tratamentos com diferentes produtos derivados do capim-limão (Cymbopogon citratus).

Na pesquisa, foram avaliados o efeito dos seguintes tratamentos, com respectivas concentrações: óleo essencial (0,025, 0,05 e 0,1%), extrato aquoso (10%), hidrolato (5 e 10%) e citral (0,1%), sobre o índice de murchamento, o rendimento de suco, a redução de massa, os diâmetros longitudinal e equatorial, a coloração da casca, os sólidos solúveis totais, os açúcares redutores, os açúcares não redutores, os açúcares totais, o pH, a acidez total titulável, a vitamina C e a relação sólidos solúveis totais e acidez total titulável.

O uso do capim-limão tem sido estudado, não somente para o controle de fitopatógenos, mas também para outras finalidades, como demostrado por Moura et al. (2016). Na referida pesquisa, os autores constataram que dentre os derivados e as concentrações testadas no experimento, a concentração de 0,1% do óleo essencial do capim-limão foi a que obteve os melhores resultados, pois proporcionou menor perda de massa dos frutos e obteve a maior porcentagem de rendimento de suco, juntamente com a concentração de 0,025%. O rendimento do suco, segundo os autores, pode estar relacionado com a menor porcentagem de perda de massa dos frutos tratados com essas concentrações, e dessa forma, se mostrando significativo tanto para a conservação dos frutos como de interesse comercial. 

Os autores concluíram que os derivados de plantas medicinais que possuem efeito fitossanitário conhecido, podem proporcionar melhorias em atributos físicos e  químicos do maracujá amarelo, podendo representar um importante tratamento alternativo para melhoria da qualidade dos frutos na pós-colheita.
http://www.alvita.com/herbal-teas/lemongrass.html#.WaM8YciGNPY

Nenhum comentário:

Postar um comentário