quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Resenha do artigo: Efeitos funcionais das catequinas do chá verde na redução de gordura corporal

Resenha:


Leticia Tiemi Saito - Nutricionista - tiemi.le@gmail.com 
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo 

O chá verde ou banchá é feito com as folhas da Camellia sinensis. A espécie, apesar de origem asiática, é produzida em várias regiões do mundo e considerada uma das plantas medicinais de uso mais antigo no Oriente. 

Dentre os seus compostos, se destacam os compostos fenólicos, como, por exemplo, as catequinas. 

ANNELLI et al. (2016) realizaram revisão com o objetivo de analisar pesquisas que associam ao uso do chá verde e/ou seus compostos bioativos à redução da gordura corporal. A coleta de dados foi feita em bancos de dados para obtenção de artigos científicos disponíveis na Web. 

De acordo com os autores, e com base na literatura analisada, as catequinas tem ação antioxidante e são consideradas o componente principal com relação ao efeito positivo sobre a redução da adipogênese. 

Os estudos demonstraram que o consumo do chá verde está associado com a redução da ingestão alimentar e da absorção de lipídios. Pelo fato de ser muito utilizado como termogênico, sua função seria a de acelerar o metabolismo e auxiliar na oxidação da gordura, podendo ser um grande aliado no emagrecimento. 

A quantidade recomendada não é descrita com toda a certeza, mas as pesquisas sugerem que 3 copos por dia (equivalente a 240 a 320mg de polifenóis) seria suficiente para o referido efeito benéfico. 

A ingestão excessiva do chá verde por longo período poderá causar efeitos deletérios à saúde, devido a grande quantidade de cafeína presente. Os principais efeitos pelo consumo excessivo seriam: disfunções hepáticas, insônia, inapetência, hipertensão e taquicardia. 

Os autores, como considerações gerais, observam que o chá verde tem evidenciado, por meio das pesquisas, os seus efeitos benéficos no tratamento de doenças degenerativas e na redução de gordura corporal. Mas realçam a necessidade de estudos clínicos para que possa ser comprovada a dosagem adequada e que não proporcione efeitos adversos na saúde humana. 

Cabe ressaltar que os benefícios do chá verde estão associados à prática regular de atividade física e a uma alimentação equilibrada.

Referência: 
ANNELLI, L. C. et al. Efeitos funcionais das catequinas do chá verde na redução de gordura corporal. Revista Odontológica de Araçatuba, v.37, n.2, p. 46-51, Maio/Agosto, 2016. Disponível em: http://apcdaracatuba.com.br/revista/2016/12/7.pdf. Acesso em: 23 de ago 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário