quinta-feira, 14 de setembro de 2017

AS PLANTAS NÃO ESTÃO INDEFESAS

Artigo muito interessante e completo no link:


Logos dos Simpósios de novos Fitologistas, números 22 (esquerdo) e 30 (direito). Ambos foram produzidos pela APPS. (https://www.newphytologist.org/news/view/41)

Você já ouviu falar alguma vez que as plantas também possuem um sistema imune, assim como os animais? Mas pra explicar sobre como acontece com as plantas, vou explicar primeiramente como acontece no nosso organismo.

Quando alguma doença causada por vírus, bactérias ou fungos ataca nosso corpo, a gente tem que ir ao médico e tomar remédios e isso é muito chato! Mas dentro do nosso organismo está acontecendo algo muito legal! Nós possuímos um sistema imune que é um “conjunto de soldados”, formados por proteínas, células, tecidos e órgãos que são responsáveis por monitorar e proteger nosso organismo do ataque de qualquer molécula ou agente estranho. E quando nosso organismo é atacado por algum inimigo, esses soldados trabalham como loucos!

Nosso sistema imune

Nosso sistema imune é dividido em duas formas de ação. A imunidade com a qual nós já nascemos é chamada de imunidade inata, que é a primeira resposta de defesa. No entanto, quando esse primeiro sistema não é suficiente para a defesa completa do organismo, entra em ação a segunda forma de resposta imunológica, a imunidade adquirida. Como o próprio nome diz, a imunidade adquirida é um sistema capaz de reconhecer os invasores, por meio de uma “memória” adquirida de cada antígeno que nosso corpo já entrou em contato. Ou seja, quando um antígeno ataca um organismo por uma segunda vez, o sistema imune adquirido consegue responder mais rápido e efetivamente.


Vocês já ouviram falar dos anticorpos, não é mesmo? Os anticorpos são proteínas que são produzidas pelo nosso corpo, quando ele é atacado por um corpo estranho (antígeno), e agem aderindo à superfície do corpo estranho, impedindo a multiplicação do agente e inibindo a ação de toxinas que podem ser produzidas. A reação do anticorpo contra o corpo estranho chama-se reação antígeno-anticorpo e essa reação atrai vários tipos diferentes de células que fagocitam (ingerem) as partículas dos agentes invasores e com isso os mata.

É ou não é legal o que ocorre dentro do nosso corpo quando ficamos doentes??? Mas tudo isso vocês já devem ter ouvido falar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário