quarta-feira, 11 de julho de 2018

Maranhão - Governo promove uso terapêutico de plantas medicinais pelo programa Farmácia Viva

Link:

21/06/2018

Com o Programa Farmácia Viva, o Governo do Estado segue fortalecendo a utilização de plantas medicinais e seus subprodutos nos cuidados com a saúde da população maranhense. O município de Jenipapo dos Vieiras, um dos 30 municípios que integra o Plano Mais IDH, tem dois hortos, um deles referência para todo o estado.

O programa Farmácia Viva já registrou o marco dos 100 termos de adesão assinados em mais de 50 municípios maranhenses, orientando e estimulando a população a fazer o uso correto de plantas medicinais.

“A certeza da recuperação da saúde e da promoção da qualidade de vida foram reacendidas no Maranhão. As histórias de vida de pacientes que foram beneficiados com a responsabilidade com a qual tratamos a saúde no estado reforça o compromisso da gestão Flávio Dino com a saúde pública no estado. Na execução do Farmácia Viva, a nossa equipe técnica é incansável no desenvolvimento de todas as etapas de implantação, implementação e monitoramento das ações, permitindo a melhoria da saúde da população”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, realizou o monitoramento das ações, nesta quarta-feira (20), em Jenipapo dos Vieiras, que está multiplicando o trabalho, com a distribuição de mudas para outras cidades.

“O horto instalado no Centro de Saúde Joana Alves de Sousa, inclusive, é referência para todo o estado, pois possuem todas as plantas catalogadas na região, com identificação. É em forma de mandala ou relógio humano”, destacou Kallyne Bezerra. O segundo horto fica no lugarejo chamado Copaíba.

O sucesso do Programa Farmácia Viva deve-se a diversos fatores, entre eles adesão da gestão municipal, dos profissionais de saúde, que prescrevem os medicamentos fitoterápicos, apoio da Secretaria de Agricultura Familiar. Um dos destaques no município é a atuação da equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), que tem promovido treinamentos e repassado os conhecimentos para a população da cidade.
Com o Programa Farmácia Viva, Estado segue fortalecendo uso plantas medicinais nos cuidados com a saúde. (Foto: Divulgação)

“Nos relatórios enviados, vimos que há uma grande aceitação dos idosos e gestantes, que buscam entendimento do que podem usar na gravidez e pós-parto. Entre os idosos, as plantas são usadas como adjuvantes para pacientes hipertensos, diabéticos, com erisipela e com verminoses. Já existe até a indicação para tratamento de Alzheimer”, listou Kallyne Bezerra.

Na reunião de avaliação, foram listados os benefícios alcançados na cidade após a inauguração do horto, em novembro de 2017, e as necessidades para manutenção do projeto. Dentre os resultados positivos, foi apontada a diminuição do uso de medicamentos alopáticos, com consequente economia de recursos.

A experiência foi apresentada em março no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS), promovido pelo Ministério da Saúde.

O município de Arame recebeu, também, a visita de monitoramento na terça-feira (19). Primeiro horto inaugurado pelo Programa Farmácia Viva, em 2016, o projeto no local também se mantém com ótimo aproveitamento. O horto é em padrão horizontal. Além da prescrição dos subprodutos das plantas medicinais, como xaropes e chás, o programa tem realizado rodas de conversa com a população periodicamente.

Farmácia Viva

O Programa Farmácia Viva fortalece a percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre a inserção das Plantas Medicinais nas Unidades Básica de Saúde. Promove o cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais, bem como a produção de alguns tipos de plantas medicinais (utilizando como matriz as próprias plantas cultivadas), que serão dispensadas no Sistema Único de Saúde – somente com receita médica – sob supervisão do farmacêutico responsável.

A Farmácia Viva foi instituída no Maranhão há pouco mais de três anos, e inicialmente o foco foram os 30 municípios do Plano Mais IDH, dos quais 28 já aderiram ao termo de adesão e nove hortos já foram implantados. Contudo, municípios que não estão no Plano Mais IDH também podem aderir ao programa. No total, 48 hortos já foram implantados no estado.
Com o Programa Farmácia Viva, Estado segue fortalecendo uso plantas medicinais nos cuidados com a saúde. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário