sexta-feira, 27 de julho de 2012

A união faz a força

Texto: Raquel Marçal, de Curitiba |19 de julho de 2012

Muitos nutrientes que ingerimos funcionam melhor se combinados a outros, daí a importância de uma alimentação balanceada. Saiba como montar seu prato.

Basta dar uma olhada nas recomendações nutricionais para saber o quanto de cada nutriente devemos consumir por dia – vitamina C, por exemplo, são 60 miligramas. Porém, os nutrientes não seguem sempre carreira solo. Algumas vezes, eles podem interagir com outras substâncias que potencializam sua ação ou acabam até neutralizando-a. É o caso, por exemplo, das duplas abaixo.

VITAMINA D E CÁLCIO

O cálcio é importante para o fortalecimento dos ossos. No entanto, o corpo precisa da ajuda da vitamina D para absorvê-lo. “Estima-se que na ausência da Vitamina D, apenas 10% a 15% do cálcio seja absorvido e, sozinho, ele não consegue se fixar nos ossos de maneira adequada”, explica a nutricionista funcional Chris Vitola, de Curitiba.
Dose diária: adultos devem consumir 1.000 miligramas de cálcio e 600 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia. Para idosos a dose é mais alta: a partir dos 70 anos são 800 UI de vitamina D e 1.200 miligramas de cálcio (as mulheres precisam dessa quantidade do mineral a partir dos 51 anos).
Fontes: leite e derivados contêm grande quantidade de cálcio, mas mesmo quem não tem intolerância aos laticínios deve também encher a dieta de frutas, legumes e verduras – principalmente os folhosos verdes escuros, repolho, brócolis, feijão branco e gergelim, todos ricos no mineral. Para a vitamina D, bastam 20 minutos de exposição ao sol, três vezes por semana, além de colocar no prato peixes e ovos, ambos riquíssimos no nutriente.

SÓDIO E POTÁSSIO

O sódio é um nutriente essencial para a transmissão de impulsos nervosos, a contração e relaxamento das fibras musculares e para manter o equilíbrio de líquidos no corpo.  Mas, em excesso, interfere na habilidade dos vasos sanguíneos de relaxar e expandir, aumentando a pressão arterial e as chances de um derrame ou ataque cardíaco. Daí a importância do potássio, que dá uma força para os rins eliminarem o sódio.
Dose diária: Adultos devem ingerir 4.700 miligramas de potássio e 1.400 miligramas de sódio por dia. Atenção: apenas 1 grama de sal já contém 400 miligramas de sódio.
Fontes: com uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, chega-se fácil à quota de potássio. Já para não extrapolar o limite de sódio não basta cortar o sal. “Tem de ficar atento a alimentos industrializados como caldos, enlatados, conservas, sopas de pacotinho, embutidos, entre outros”, diz a nutricionista Chris Vitola.

VITAMINA B12 E FOLATO

Vitamina B12 e folato (também conhecido como ácido fólico) trabalham juntos na formação dos glóbulos vermelhos, as células do sangue que transportam oxigênio pelo corpo. A falta de apenas um desses nutrientes é suficiente para causar anemia.
Dose diária: 2,4 microgramas de B12 e 400 microgramas de folato.
Fontes: Verduras, legumes e feijão são ótimas fontes de folato. “A vitamina B12 está presente em quantidade significativa apenas nos alimentos de origem animal”, lembra a nutricionista. Por isso, os veganos (vegetarianos que, além de carne, também não consumem ovos e leite), precisam de suplementação.

NIACINA E TRIPTOFANO

A niacina é uma vitamina do complexo B (atende também pelo nome de B3). “Ela é produzida no intestino através do triptofano. Portanto se não ingerirmos alimentos que sejam fontes de triptofano, não produziremos a niacina”, explica Chris Vitola. A deficiência de niacina causa pelagra, uma doença cujos sintomas são irritações graves na pele, diarreia e perda da capacidade cognitiva.
Dose diária: 900 miligramas por dia de triptofano são suficientes para produzir as 15 miligramas de niacina necessárias.
Fontes: carne bovina, ovos, leite, trigo e arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário