quarta-feira, 25 de julho de 2012

Confusões com os alecrins

Rosmarinus officinalis 'Tuscan Blue'
Rosmarinus officinalis 'Santa Barbara'
Rosmarinus officinalis 'Joyce Debaggio'
Rosmarinus officinalis 'Blue Boy'
Rosmarinus officinalis 'Baby PJ'
Rosmarinus officinalis 'Severn Sea'
Rosmarinus officinalis 'Huntington Carpet'
Rosmarinus officinalis 'Foxtail'
Rosmarinus officinalis 'Benenden Blue'
Rosmarinus officinalis 'Majorca'
Rosmarinus officinalis 'Blue Rain'


Famoso desde a antiguidade, como ornamental e por fazer parte de rituais religiosos, da culinária de vários países, de cosméticos e de inúmeros medicamentos, o alecrim (Rosmarinus officinalis), principalmente a partir do Renascimento, começou a ser trabalhado pelo ser humano com o objetivo de gerar novos cultivares ou variedades. Como resultado desse trabalho, podemos encontrar mais de 50 cultivares comerciais de alecrim, com diferenças, tanto externas quanto com relação à sua composição química, o que pode ter, como consequências, diferentes ações medicinais, aromas ou sabores.

No Brasil, precisamos ficar atento quanto ao nome popular alecrim, pois, em algumas regiões, pode ser referência, por exemplo, ao alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia) ou ao alecrim-de-vaqueiro (Lippia sidoides).

Texto: Marcos Roberto Furlan

No blog tem um texto específico sobre os usos do alecrim (R. officinalis): http://quintaisimortais.blogspot.com.br/2012/03/alecrim.html
As fotos ilustram 11 cultivares de alecrim.




Um comentário:

  1. Nossa não sabia que tinha tanto alecrim, por isso que é bom conhecê-los para não confundir.
    Seria interessante professor trazer informações do vaso de sete ervas da qual o alecrim faz parte, em alguns vasos ele é o primeiro que morre das ervas, não por superstição, mas, me parece que ele é uma planta muito difícil para enraizar.

    ResponderExcluir