domingo, 1 de julho de 2012

IUCN avaliou extinção de plantas e animais- nova lista vermelha

IUCN avaliou um total de 63.837 espécies vegetais e animais ao redor do globo, que revelou que 19.817 estão ameaçadas de extinção, com 3.947 descritas como “criticamente em perigo” – a classificação final, antes da extinção, e 5766 ainda estão “em perigo”, enquanto mais de 10.000 espécies estão listadas como “vulneráveis”.

A sustentabilidade é uma questão de vida ou morte para as pessoas do planeta. Um futuro sustentável não pode ser alcançada sem conservação da diversidade biológica … não só para a natureza em si, mas também para todos os sete bilhões de pessoas que dependem dele”, Julia Marton-Lefevre , diretora geral da IUCN, disse em um comunicado.

Criaturas anfíbias, semelhantes a rãs, sapos e salamandras são o grupo mais ameaçado, com 41% em vias de extinção. Um quarto de todos os mamíferos e 13% das espécies de aves estão caminhando para um destino semelhante.

As plantas também continuam a enfrentar graves ameaças. Duas espécies (Acalypha dikuluwensis e Basananthe cupricola) foram oficialmente declarada extinta em 2012 e 30% de coníferas estão sob ameaça.

“Um trabalho recente em avaliações de plantas sugere que cerca de um em cada cinco plantas estão ameaçadas de extinção”, diz o professor Stephen Hopper, diretor (CEO e cientista-chefe), Royal Botanic Gardens , Kew, Inglaterra.

“Três quartos da população mundial depende diretamente de plantas para os seus cuidados de saúde primários. Oitenta por cento do nosso consumo de calorias vem de 12 espécies de plantas. Se nos preocupamos com o alimento que nós comemos, e os medicamentos que usamos, temos de agir para conservar nosso plantas medicinais e parentes silvestres nossas culturas “, acrescentou.

Um comentário:

  1. Professor, que bom ter postado sobre espécie em extinção! Vou fazer um comentário, mas, não é sobre a nossa biodiversidade do Brasil.Vale lembrar, degradação ambiental quando acontece lá fora, atinge a nós também.
    Essa semana morreu a tartaruga gigante, George.
    O animal viveu mais de noventa anos, a origem da tartaruga era Ilhas de Galápagos, onde exitem um ecossistema totalmente diferente e que podem ter risco de extinção. Lembrando que Ilhas de Galápagos é o laboratório natural que inspirou Charles Darwin.
    A tartaruga não foi capaz de procriar. Caçadores comiam a carne da tartaruga Gigante e as carapaças, serviam como pontes; com a introdução das cabras sendo animal exótico no lugar ocorreu a disputa pelo alimento entre as tartarugas e as cabras, com isso foi pouco a pouco eliminando o espaço de sobrevivência para as tartarugas. Com isso, sua subespécie deve ficar extinta.
    http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2012/06/27/tratador-de-ultima-tartaruga-gigante-de-galapagos-lamenta-perda-de-melhor-amigo.htm
    http://grupoaguavivama.blogspot.com.br/2010/12/george-o-solitario.html
    http://www.youtube.com/watch?v=giP33gc4Yl0&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=FxWRWss4RJ8&feature=related

    ResponderExcluir