quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pimenta que é refresco » Revista Herbarium

Em 1889, o farmacêutico e naturalista alemão Theodor Peckolt (1822-1912), que passou praticamente a vida inteira no Brasil estudando plantas nativas, anotou em seu caderno as propriedades medicinais da Schinus terebinthifolius Raddi: antidiarreica e anti-inflamatória. Comum no litoral do Nordeste e do Sudeste, a espécie ficou conhecida como aroeira-da-praia. Por causa de seus frutos, no exterior é chamada de pimenteira brasileira. Desde os tempos de Peckolt, já foi bastante estudada. Ao longo dos anos, à lista original de seus efeitos foram adicionados os poderes antibacterianos, antimicrobianos e cicatrizantes (descobriu-se que ela estimula os fibroblastos, células importantíssimas para a reconstituição da pele).

Desde 2010, a aroeira-da-praia faz parte da lista de fitoterápicos disponibilizados pelo SUS, sendo indicada para o tratamento de infecções vaginais. “Seu uso ginecológico é bem conhecido e já está comprovado”, diz a farmacêutica Mary Anne Bandeira, professora de Farmacognosia da Universidade Federal do Ceará e diretora do Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos, em Fortaleza.

A eficácia da espécie, que entra na composição de pomadas, géis e sabonetes para higiene íntima, foi testada em um estudo com 48 pacientes do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, em Recife. Na pesquisa, o gel de aroeira foi certeiro no tratamento de vaginose bacteriana. Essa infecção causa um corrimento bem desagradável e é um perigo para as grávidas: pode provocar aborto ou levar a um parto prematuro. No estudo pernambucano, o índice de cura foi de 84%.

O efeito bacteriano desse arbusto, que pode chegar a três metros de altura, é uma de suas ações mais estudadas. Sabe-se que o óleo essencial da aroeira é poderoso inclusive contra aEscherichia coli, uma das bactérias mais comuns no mundo. Seus princípios ativos – taninos e polifenóis – encontram-se no caule, nas folhas e também nos frutos, pimentinhas vermelhas que lembram a pimenta-rosa. Mas a população costuma utilizar a parte interna da casca da planta cozida e ingerir como anti-inflamatório ou colocar sobre a pele para tratar feridas. No entanto, é preciso ter cuidado. “A aroeira não tem história de toxicidade, mas é de uma família de plantas que podem causar alergias”, alerta Mary Anne.

Recentemente, pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprovaram que a aroeira tem ainda outro potencial: pode ser usada no tratamento de úlceras gástricas. Em um experimento feito com ratos, foi observado que a planta protege a mucosa estomacal, regula o pH do suco gástrico, diminuindo a acidez, e reduz os sangramentos. Nada mal para uma pimentinha.

Fonte da imagem: pt.wikipedia.org


Pimenta que é refresco » Revista Herbarium

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo, eu já conhecia algumas propriedades e já fiz uso de medicamento a base de aroeira e também lembro que levei um tombo onde fiquei com uma das minhas pernas totalmente negra. O médico disse que era uma inflamação chamada celulite. Além dos medicamentos receitados eu todos os dias fazia um chá bem forte e após o banho jogava na perna e deixava secar. Funcionou.

    Tenho um pé no quintal de minha casa. Me ensinaram agora a fazer também o chá e banhar as cadelas que tenho e que sofrem com coceiras no corpo.

    Leila Ossola
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Carlos Gomez, da Suíça. Por favor, ajudem-me a agradecer ao Dr. UDO por me curar do HPV. Eu estava cansado do vírus HPV por 6 anos e visitei vários hospitais para curar tudo sem sucesso. Cheguei a um ponto em que comecei a visitar os médicos dos países vizinhos para obter ajuda, mas a doença continuava se espalhando e gerando verrugas em meu corpo porque não havia mudanças positivas. Um dia, li sobre o doutor Udo sobre como certa mulher foi curada da hepatite B usando suas ervas, fiquei interessada e a mulher me deu seu e-mail---DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM E WatsApp: +2348051075165 Ela falou muito sobre como este médico Udo curou diferentes doenças, incluindo HIV, Herpes, HPV, Câncer, Diabetes, Sífilis e muitas outras infecções e doenças. Escrevi o Dr. Udo e ele prometeu me ajudar e preparar seus remédios fitoterápicos e enviar para mim aqui na Suíça, se puder pagar o custo e também contar às pessoas sobre suas Ervas após minha cura. Paguei tudo o que ele pediu para os remédios, tomei a medicação de acordo com suas prescrições e na terceira semana, depois fui fazer um check up médico e foi um milagre na minha vida. Os resultados da série de testes que realizei foram todos negativos para o HPV Virus e as verrugas foram eliminadas do meu corpo. Não posso deixar de agradecer ao Dr. Udo por me curar e gostaria de lhe implorar que seja qual for a sua condição, como herpes, HPV, hepatite B, câncer e outras infecções virais e doenças, você pode escrever Dr.Udo He é real e honesto, acredito que Ele também pode ajudá-lo. Você pode falar comigo no meu email: Carlosgomezcg9682@gmail.com

      Excluir
  2. Olá, Leila!
    Grato pelo comentário e pela dica também.
    Furlan

    ResponderExcluir


  3. Estou tão feliz por estar vivo hoje. Eu nunca acho que vou ver amanhã tudo graças ao Dr. Omoa por seu bom trabalho em minha vida. O Dr. Omoa me curou da minha doença da sífilis com a maravilhosa Medicina Herbal, que pode acreditar que ervas pode curar minha doença. As doenças da sífilis são muito gratas a você Senhor, por favor, meu irmão e irmãs, sou uma pessoa honesta. Não posso postar mensagens sem sentido no Facebook etc. Fiquei muito doente e vi três anos sem ninguém para me ajudar até um dia em que ouvi falar do Dr. Omoa I. tentei entrar em contato com ele no Whats-app +23408141309378 e conte sobre a minha situação e ele me disse que eu não deveria me preocupar mais que a medicina herbal dele curasse minhas doenças, ele a preparou e me enviou de graça, fiquei tão feliz que estou livre hoje Deus todo-poderoso use-o para me curar.Eu prometo a quem entrar em contato com o Dr. Omoa que sua vida nunca mais será a mesma e tente sua vida.Ele também pode ajudar com qualquer tipo de situação como ...
    Cura do HIV
    Cura de sífilis
    Herpes genital cura
    Herpes oral cura
    Gravidez
    Recupere seu ex
    Cura do diabetes
    Ampliação do pénis
    Cura pela hepatite B / A
    Dor corporal
    Cura de Tiaford
    Cura por Golora
    Cura de linfogranuloma
    Cura dos cancróides
    Cicatrização por tricomoníase
    Cura por clamídia
    Cura por gonorréia
    Sarna cura
    Por favor, quero que todos vocês sejam livres como eu e testemunhem o bom trabalho do Dr. Omoa, ele é um grande homem que Deus envia para salvar a vida das pessoas. Novamente entre em contato com ele Whats App +2348141309378 ou envie um email (dradanikesolutionhome@outlook.com) obrigado a todos vocês que leem essas boas novas e as cortam.

    ResponderExcluir