quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estudos com plantas medicinais trazem benefícios à comunidade


O núcleo de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos e o Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento e Controle de Qualidade de Medicamentos (LDCQ) do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) promove estudos relevantes no uso de plantas medicinais para a população. Desde 2009 o núcleo desenvolve projetos de pesquisa científica, voltados à área das ciências farmacêuticas. 

A linha de pesquisa envolve o estudo de plantas medicinais da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, especificamente o Bioma Pampa. O projeto visa o estudo da composição dos extratos vegetais obtidos de espécies de plantas utilizadas na medicina popular, através da aplicação de técnicas modernas de separação e isolamento dos constituintes. Desse modo, o trabalho tem gerado resultados positivos por ser importante para o uso das plantas medicinais pela e para a comunidade. 

Os projetos que estão sendo desenvolvidos incluem espécies de plantas que são conhecidas na região, como “pata de vaca” (Bauhinia forficata), “guanxuma” (Sida tuberculata) e “sete sangrias” (Cuphea mesostemon). Os estudos são coordenados pelo professor Andreas Sebastian Loureiro Mendez, do Curso de Farmácia. "Com o desenvolvimento contínuo dos projetos de pesquisa científica, as perspectivas são inúmeras e podem remeter aos estudos de isolamento com componentes majoritários presentes nos extratos vegetais obtidos a partir das espécies pesquisadas, e à determinação do potencial farmacológico in vitro e in vivo", explica. 

Além do professor Andreas, os estudos envolvem a participação de colaboradores da UNIPAMPA, como os professores Fabiane Farias, Luiz Flávio Souza de Oliveira, Marcelo Malesuik, Robson Puntel e Vanderlei Folmer do Campus Uruguaiana, e o professor Cháriston Dal Belo do Campus São Gabriel. Os projetos também possuem parcerias com professores da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), da Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

A integração com a comunidade faz parte do projeto através de parcerias externas, como o grupo Cabanha Touro Passo, propriedade rural de Ricardo Duarte e Nilce Mazzeti, os quais disponibilizaram a área para a coleta do material vegetal e se dispuseram a novos projetos junto à Instituição. 

As linhas de pesquisa trabalhadas se inserem em estudos e perspectivas de projetos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UNIPAMPA. De acordo com o professor Andreas, o objetivo é avaliar trabalhos vinculados ao Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, recentemente aprovado no Campus Uruguaiana. Todos os estudos são desenvolvidos com intensa participação de alunos de iniciação científica. 

26 de Julho de 2012



Com informações de Andreas Sebastian Loureiro Mendez, Caroline Rossasi para Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário