sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Planta da semana: copaíba - I

Conhecida como o "antibiótico da mata", a copaíba é uma das plantas medicinais mais usadas na Amazônia, principalmente como anti-inflamatório, cicatrizante e bactericida. É procurado pelas indústrias farmacêuticas, químicas que usam o óleo como fixador na fabricação de verniz, perfume e tintas, ou para confecção de cosméticos (sabonetes, cremes e xampus). Os comunitários também usam o óleo como combustível para lamparinas.

O óleo, de sabor amargo, depois de filtrado, apresenta uma consistência oleosa e tonalidades que variam da cor amarelo-pálida a pardo-esverdeada, às vezes com ligeira fluorescência. A resina do óleo de copaíba contém cariofileno, um fitoquímico com fortes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e efetiva para aliviar a dor, além de ser poderoso antisséptico das vias urinárias e respiratórias e particularmente nos casos de bronquites.

Mais informações podem ser obtidas na Flona Saracá-Taquera: Praça da Feirinha, S/N - 68.275-000 - Porto Trombetas/PA - Tels: (93) 3549-7698/7664

Texto e foto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário