terça-feira, 21 de agosto de 2012

Santa Catarina: Secretaria disponibiliza os primeiros medicamentos fitoterápicos em sete unidades de saúde de Joinville

A partir desta segunda-feira (20/8), a Secretaria da Saúde de Joinville passa a disponibilizar os primeiros medicamentos fitoterápicos do Programa FitoJoinville: a Espinheira Santa e o Guaco. Os medicamentos industrializados poderão ser receitados em sete unidades de saúde: Rio da Prata, Estevão de Matos, Aventureiro II, Dom Gregório, Boehmerwaldt II, Nova Brasília e Vila Nova Rural. O acesso aos dois medicamentos depende da avaliação médica. Além da Espinheira-santa e do Guaco, outros medicamentos manipulados estão sendo licitados para também começar a serem distribuídos nestas sete unidades habilitadas. São eles: malva, papaína, calêndula, funcho, passiflora e ascordia.

Joinville é pioneira em Santa Catarina na criação de um programa de plantas medicinais e fitoterápicos, o FitoJoinville – Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O Programa foi consolidado para fortalecer e disseminar o uso de medicamentos fitoterápicos como uma opção terapêutica aos usuários do SUS. Conforme os colaboradores da iniciativa, diversos setores da sociedade joinvilense buscavam há mais de 20 anos legalizar o uso de plantas no tratamento das doenças no SUS.

Criado em outubro de 2010 pela Lei Municipal nº 6.774, o FitoJoinville conta com parcerias de fundações, universidades e instituições para o cumprimento dos níveis do projeto que vão desde a capacitação e educação de agricultores e profissionais da saúde até a implantação dos fitoterápicos na rede pública.

Em maio deste ano, a Secretaria da Saúde capacitou a primeira turma de profissionais para prescrição dos fitoterápicos, distribuição dos medicamentos e ações educativas sobre os benefícios e utilização das plantas medicinais. Segundo a médica e responsável pela implantação dos fitoterápicos na Secretaria da Saúde, dra. Eliane Dias, mais profissionais serão qualificados no início de outubro e, assim, outras unidades de saúde do município estarão habilitadas a distribuir os fitoterápicos.

Conheça os novos medicamentos fitoterápicos distribuídos pela Secretaria da Saúde:

Espinheira-santa

Indicado para distúrbios da digestão, azia e gastrite. Junto no tratamento episódico de prevenção de úlcera em uso de anti-inflamatórios. Contraindicado para crianças e durante a gravidez e amamentação.


Guaco

Indicado para gripes e resfriados, bronquites como expectorantes.
Contraindicado em pessoas com problemas de coagulação. Em excesso pode ocorrer diarreias e vômitos. Pode interagir com outros anti-inflamatórios.




Data: 21.08.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário