sábado, 13 de abril de 2013

Acre: Sesacre incentiva nova linha de cuidado em medicina alternativa

10/04/2013 
Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)
Coordenadora do Centro Iraide Bio Saúde, Irmã Del Pillar Moren (Foto: Assessoria Sesacre)

Na manhã de terça-feira, 9, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, esteve no Centro Iraide Bio Saúde, localizado na paróquia Sagrada Família do Conjunto Tucumã, para estabelecer parceria em uma nova linha de cuidado em saúde conhecida como medicina alternativa, inserida na Política de Práticas Integrada do Ministério da Saúde (MS). O trabalho é desenvolvido com produtos fitoterápicos, plantas medicinais e homeopatia, oferecidos à população como alternativa no tratamento de diversas doenças.

De acordo com a Portaria do MS nº 971, de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) busca incorporar e implementar essas práticas no SUS na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde. A ênfase é na Atenção Básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
Suely Melo comenta que o governo dará apoio com infraestrutura e recursos humanos no intuito de oferecer condições para atender mais pessoas (Foto: Assessoria Sesacre)

“O governo do Estado tem todo o interesse em trabalhar com a medicina alternativa, pois oferece à população um tratamento à base de acupuntura, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, técnicas de respiração, meditação, yoga e outras. Lembrando que essas práticas não substituem, porém, complementam a medicina tradicional”, explica Suely Melo.

A secretária ressalta que a Sesacre está buscando experiências positivas que já têm indicativo, como é o Centro Iraide Bio Saúde do Tucumã, consolidado e com filiais por todo o Brasil. O governo dará apoio com infraestrutura e recursos humanos no intuito de oferecer condições para atender mais pessoas. “Uma vez que essas alternativas de tratamento são muito boas e eficientes, o governo do Estado busca mais alternativas que tragam qualidade de vida e saúde para a população”, diz Melo.

Para a coordenadora do Centro Iraide Bio Saúde, Irmã Del Pillar Moreno, a população ganha ao buscar esse tipo de tratamento. “O paciente já vem com um diagnóstico sobre os problemas que ele tem. A partir daí direcionamos qual o tratamento adequado para esse paciente, que vai de orientação sobre alimentação, urinoterepia, colonterapia, exame bioenergético, fitoterapia, exercícios bioenergéticos, eoterapia, hidroterapia, Reik, arteterapia, hemoterapia, iridologia e florais”, explica.

Como surgiu a Bio Saúde 
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde busca incorporar e implementar essas práticas na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde (Foto: Assessoria Sesacre)

A Bio Saúde chegou ao Brasil nos anos de 1990, quando o doutor Atom Inoue veio ministrar cursos em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, tendo sensibilizado inicialmente vários missionários religiosos, engajados em movimentos populares de saúde.

O conceito de Bio Saúde origina-se do que foi inicialmente denominado Medicina Natural Agradável ou “kai igaku” na língua de seu criador, o médico japonês Ryosuke Uriu. Ao conhecer os seus fundamentos e práticas, Atom Inoue aprofundou seus estudos e se deparou com limitações da mesma, por carecer de fundamentos compatíveis com uma medicina sistemática e científica.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário