quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pará vai investir R$ 1 mi em pesquisas com plantas medicinais e fitoterápicos

O objetivo é estimular a bioindústria paraense, que hoje é pouco desenvolvida, com número reduzido de empresas focadas na exploração comercial dos fitomedicamentos


O Pará detém grande potencial para aproveitamento econômico dos insumos voltados à produção de medicamentos à base de plantas, os chamados fitoterápicos. Apesar dessa vocação, a bioindústria paraense é pouco desenvolvida, com número reduzido de empresas focadas na exploração comercial dos fitomedicamentos. Para tentar mudar esse cenário e permitir a geração de uma economia verde e sustentável no estado, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação Amazônia Paraense (Fapespa) lançaram o Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Rede de Pesquisa em Saúde - Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

O formulário eletrônico para submissão de propostas pode ser acessado no site da Fapespa. Os interessados têm até o dia 17 de maio próximo para submeterem suas propostas. Para mais informações, acesse o portal do Secti, ou pelos telefones (91) 4009-2560/2558.

O Edital compõe o Programa Redes de Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável e tem por objetivo apoiar financeiramente atividades integradas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de projetos voltados à formação de redes cooperativas de pesquisa, que visem à implantação do Pólo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Estado do Pará, contribuindo para a consolidação da cadeia produtiva neste setor.

Para viabilização dos objetivos, o Governo do Estado destinará o valor de R$ 1 milhão, voltado a financiar bolsas de diversas modalidades, custeio de passagens, diárias, materiais de consumo, entre outros, e capital para aquisição de equipamentos e material permanente. O Edital só apoiará despesas de capital e bolsas das instituições sediadas no Estado do Pará.

Os temas considerados prioritários são "cadeias de comercialização"; "Sistema de produção agroecológico"; "Produto florestal não madeireiro"; "Análises fitoquímicas e perfil cromatográfico: extratos e isolamento dos constituintes químicos"; "Manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos".

(Ana Carolina Pimenta / Ascom Fapespa e Secti)
JC e-mail 4703, de 11 de Abril de 2013.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário