segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cientistas brasileiros divulgam manifesto sobre política de drogas

De acordo com o texto, o usuário dependente deve ser considerado um doente, e não um criminoso. Para os cientistas, o dependente químico deve ser tratado pelo sistema de Saúde

Será lançado amanhã um manifesto favorável a uma política mais humana em relação aos usuários de drogas de abuso. Os cientistas brasileiros querem contribuir para a discussão que a sociedade e o parlamento têm travado com relação à política de drogas no Brasil. Eles enfatizam a necessidade de modificação da lei 11.343/2006, de modo a melhor tratar o enorme problema social que as drogas representam atualmente.

De acordo com o manifesto, o consumo de drogas de abuso pode resultar em dependência química, uma doença reconhecida pela ciência: o usuário dependente, assim, deve ser considerado um doente, e não um criminoso. Segundo o texto assinado pelos cientistas, o usuário de drogas deve ser educado e advertido dos riscos que corre, e o dependente químico deve ser tratado pelo sistema de Saúde.

Assinam o documento nomes importantes como os presidentes da SBPC, FESBE e ANPOCS, e os ex-ministros Sergio Rezende e José Temporão. O lançamento do manifesto será às 10h desta terça-feira, dia 21 de maio, no auditório do Viva Rio, na rua do Russel, 76, Glória, no Rio de Janeiro.

Veja o documento na íntegra em:

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário