domingo, 9 de junho de 2013

Caruru, bredo ou amaranto?

Muitas espécies possuem um nome que se destaca entre várias outras denominações populares no Brasil. Mas há algumas que possuem em cada região um nome em evidência.



É o exemplo das espécies comestíveis do gênero Amaranthus. No Norte e no Nordeste é comum serem chamadas de bredo e nas outras regiões brasileiras de caruru, e para complicar um pouco mais, as sementes de algumas são chamadas de sementes de amarantos.

Os carurus ou bredos são de fácil cultivo, com considerável valor nutritivo e apresenta um sabor característico, apreciado por muitos. As suas sementes e as suas folhas apresentam alto teor de proteínas, e apesar de ser um alimento tradicional em algumas comunidades, só nas duas últimas décadas é que começaram a receber a devida atenção das pesquisas sobre sua composição nutricional.

No comércio é comum encontrar sementes para consumo na alimentação do Amaranthus cruentus. Desta espécie já há cultivar desenvolvido no Brasil.

Outra espécie exótica, mas que já possui estudos realizados no Brasil (http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/61/67, , onde são destacados seus valores nutricionais é o Amaranthus hypochondriacus.

Um link para um artigo (do qual foi extraída a tabela) com ótimas informações sobre as espécies de Amaranthus comestíveis:


Texto: Marcos Roberto Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário