quinta-feira, 20 de junho de 2013

Linhaça na Medicina Tradicional Chinesa

Linum usitatissimum

Linum usitatissimum - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-088.jpg

As propriedades medicinais da Linhaça estão associadas principalmente a sua semente, embora o óleo, a casca e folhas também fornecem propriedades ricas, como ácido linoleico encontrado no óleo e importante para manter a integridade das membranas celulares.

Uma das indicações para o consumo do linho é melhorar o perfil lipídico no sangue p/ aquelas pessoas que apresentam ou pelo histórico familiar, poderão desenvolver possíveis doenças cardiovasculares.

A Quantidade de consumo diário ainda é muito discutida, mas preconiza-se 2 colheres de sopa, ou 6g/dia, dividida nas duas principais refeições.

Constituintes químicos: mucilagem, resina, glicosídeos, ácidos graxos insaturados (ácido linoléico), fibras.

A semente de linho contém mucilagem o que pode alterar a absorção de medicamentos, ela também pode diminuir a agregação plaquetária em pacientes que fazem uso de anticoagulantes, podendo aumentar o risco de sangramento. Esta observação só deverá ser considerada, quando o indivíduo faz da linhaça alimento diário e também uso concomitante de outros medicamentos.

Além de melhorar perfil lipídico, também atua na reduz de colesterol ruim LDL, triglicerídeos, e pela quantidade de fibras, melhora os casos de constipação.

Na Cosmetologia, uso tópico na concentração de 3% a 5%, combate a flacidez cutânea, pois protege a degradação de colágeno, retardando este processo. 

Também faz a síntese glucosaminoglicanos (GAGs), principais componentes da cartilagem e do líquido sinovial que se encontram nas articulações, evitando a piora dos quadros de artrose.



Texto:
Acupunturista Fabia Cilene Dellapiazza
fabia.vida@uol.com.br Consultório : (19) 3406-7890

Nenhum comentário:

Postar um comentário