terça-feira, 18 de junho de 2013

Sobre sementes e mudas de juçara

Toda a produção de polpa do fruto da Palmeira Juçara gera como subproduto as sementes, que são plenamente aproveitáveis para o uso, uma vez que saem limpas e despolpadas nesse processo produtivo, mantendo sua capacidade de germinação. Essas sementes podem ser utilizadas para plantio, produção de mudas e repovoamento da espécie, artesanato - como biojóias - além de outros usos, tais como: base para ração animal, produção de substrato orgânico (compostagem), extração de óleo, etc..

Um quilograma de sementes contém de 800 a 1.000 sementes e germinação próxima a 90% - quando recém colhidas e corretamente beneficiadas. Essa taxa de germinação e as quantidades podem variar em função do tempo de estocagem e dos lotes formados. Em 1 litro de polpa é gerada aproximadamente 1,5 Kg de sementes que podem resultar de 1.000 a 1.500 plantas. Essas sementes podem ser plantadas diretamente na base de 5 a 30 Kg por hectare, dependendo das condições de clima, solo, vegetação e disponibilidade de mão-de-obra. Diferentes técnicas podem ser empregadas no seu plantio, sendo as principais a semeadura a lanço ou enterro das sementes, ou a produção de mudas.

Isso significa que toda vez que uma pessoa consumir polpa de juçara estará contribuindo para a produção de sementes que serão utilizadas para o plantio e repovoamento da espécie. As possibilidades de geração de renda com polpa, sementes e mudas são reais: quanto maior a produção de polpa, maior possibilidade de comercialização, maior a oferta de sementes viáveis, maior geração de mudas. Toda essa “linha de produção” da polpa, das sementes e das mudas, além de permitir a diversificação no processo de geração de renda para as comunidades, auxilia de maneira direta na recuperação da espécie e, consequentemente, nas ações de conservação da Mata Atlântica.

A produção de sementes e mudas, independente de qual seja a espécie, é regulada pela Lei Federal 10.711/03 e Decreto Federal 5.153/04, que instituem e regulamentam o Sistema Nacional de Sementes e Mudas. Nesse sistema, são definidas todas as regras e exigências para a produção, comercialização e certificação de sementes e mudas em todo o país. Esta legislação é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pode ser encontrada aqui e aqui.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário